EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SURDA NA PERSPECTIVA DO CURRÍCULO ESCOLAR

  • Autor
  • Rosana Fróes Santos
  • Co-autores
  • Rosilene Aparecida Froes Santos
  • Resumo
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    Partindo do pressuposto que a educação tem o papel de formar indivíduos críticos de um modo geral, o problema dessa pesquisa constitui-se: como o currículo escolar da educação inclusiva tem oferecido possibilidades para a construção identitária e política do aluno surdo? Essa pesquisa tem como objetivo refletir sobre o papel do currículo escolar no processo de desenvolvimento da identidade e politização do aluno surdo. O presente trabalho estruturado por meio da pesquisa bibliográfica tem como objeto de estudo a proposta curricular da educação inclusiva e a educação de surdos. O objeto em questão vincula-se ao eixo de Políticas Públicas de Inclusão, o que propicia reflexões acerca do processo de inclusão do surdo no contexto escolar. Este trabalho torna-se socialmente importante, visto que a reflexão sobre as especificidades do sujeito surdo serve de pontapé para mudanças curriculares e de posturas na educação inclusiva.

     

  • Palavras-chave
  • 1. Inclusão; 2. Currículo; 3. Identidade Surda
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • 3. Políticas públicas de inclusão
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  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

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