Partindo do pressuposto que a educação tem o papel de formar indivíduos críticos de um modo geral, o problema dessa pesquisa constitui-se: como o currículo escolar da educação inclusiva tem oferecido possibilidades para a construção identitária e política do aluno surdo? Essa pesquisa tem como objetivo refletir sobre o papel do currículo escolar no processo de desenvolvimento da identidade e politização do aluno surdo. O presente trabalho estruturado por meio da pesquisa bibliográfica tem como objeto de estudo a proposta curricular da educação inclusiva e a educação de surdos. O objeto em questão vincula-se ao eixo de Políticas Públicas de Inclusão, o que propicia reflexões acerca do processo de inclusão do surdo no contexto escolar. Este trabalho torna-se socialmente importante, visto que a reflexão sobre as especificidades do sujeito surdo serve de pontapé para mudanças curriculares e de posturas na educação inclusiva.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica