Esta comunicação tem como finalidade apresentar o projeto de pesquisa que servirá de base para o Trabalho de Conclusão de Curso – Letras Inglês – cuja proposta é verificar o quanto o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, popularmente conhecido como PIBID, colabora na articulação entre teoria e prática, que são fundamentais no processo de formação de novos professores dos cursos de Letras da Unimontes, cumprindo assim, um de seus objetivos. O programa em si é composto por seis objetivos, os quais devem ser alcançados durante a sua execução nas escolas da rede de ensino público, sendo um desses objetivos relacionado à articulação entre teoria e prática, foco da futura pesquisa.
A formação essencialmente disciplinar dos cursos de formação de professores revela questões relacionadas ao distanciamento entre teoria e prática que, para o bem maior de uma formação em conformidades com as realidades da atividade docente, precisam ser superadas
É assegurada a pertinência e relevância desta investigação para o meio educacional e acadêmico, uma vez que o PIBID configura-se como uma ponte que liga a escola e a universidade, ou seja, a ponte que liga a teoria e a prática. Há diversos estudos que contemplam este objeto de estudo, justamente por sua importância na vida acadêmica do estudante de licenciatura e também na vida educacional do aluno.
Pretende-se analisar a relação entre teoria e prática na formação inicial docente, além de verificar se o programa PIBID está cumprindo o seu objetivo, contribuindo ou não para a efetivação do elo teoria-prática, envolvendo a universidade e os estudantes de licenciaturas, e as escolas campo, incluindo alunos, professores e gestores.
O objetivo proposto justifica-se pela importância da relação entre teoria e prática, pois “ambas, teoria e prática, constituem uma unidade, em que a teoria é que irá esclarecer e enriquecer a prática e esta, por sua vez, dá novas significações à teoria” (ANDERI, 2017, p. 108). Por ser uma unidade indissociável, o elo teoria-prática é, consequentemente, uma via de mão dupla em que uma contempla e completa a outra, não sendo totalmente eficazes se forem desenvolvidas separadamente e o acadêmico ter acesso somente à teoria ou somente à prática. É neste contexto que o PIBID se destaca e se torna a ponte necessária para unir os dois lados. Seguindo esta perspectiva, Silva (2015) diz que a imersão na prática não é suficiente para articular a unidade teoria e prática, pois, sem uma base teórica que crie significados e tenha conteúdos significativos, a capacidade de produzir conhecimentos e reflexões é limitada.
Ao longo da pesquisa buscaremos certificar se o programa PIBID funciona como intermediador entre teoria e prática e, também, como facilitador de aprendizagem para os licenciandos que aspiram ingressar na escola campo como futuros professores, dando-lhes a oportunidade de conhecer a realidade escolar em que estarão inseridos (MARRAFON, 2019). Marques (2016) corrobora a afirmação de Marrafon (2019) e acrescenta que os impactos do PIBID fortalecem e incentivam os cursos de licenciatura com estímulos, união da teoria e prática e com pesquisas desenvolvidas posteriormente pelos acadêmicos bolsistas do programa, como é o caso da pesquisa que aqui apresentamos.
Diante do exposto, percebemos que, além do elo teoria-prática ser bastante importante, universidade e escola devem conversar entre si para que haja uma conexão no sentido de contribuir para o melhor desempenho de ambas, garantindo uma boa interação e a elaboração de projetos, ações de intervenção, programas de formação docente continuada, parcerias, eventos etc. E, novamente, reforçamos que o PIBID é uma das ferramentas para a integração entre o ensino superior e a educação básica, pois garante que a teoria seja praticada.
Segundo Silva (2019), é necessário evitar a ideia altamente difundida de que a relação teoria-prática só se dará pela prática e é importante também conhecer a realidade e o espaço escolar. É perceptível que esta relação é bem mais forte e eficiente quando associada diretamente, sem ser instrumentalizados, garantindo, assim, a eficácia e o êxito do ensino aprendizado. Nesse sentido, Anderi (2017) pontua que enquanto a prática se molda na teoria, esta, por sua vez, se modifica, aderindo às necessidades e exigências da realidade.
Sobre a efetividade do programa PIBID nas escolas, outro ponto que merece ser investigado diz respeito às várias funcionalidades da articulação entre teoria e prática, dentre elas o processo de formação continuada do professor orientador, uma vez que ele auxilia e assessora os acadêmicos participantes na reflexão e realização de trabalhos, ações de intervenção, planejamento, relatórios, etc., além de ser, ele próprio, o agente responsável pela formação continuada dos professores supervisores das escolas campo.
É com base nesse repertório que buscaremos fundamentos para descrever, investigar e analisar o desempenho do programa em questão e a sua relevância na vida acadêmica de futuros professores, buscando, também, trazer novos conhecimentos sem necessariamente solucionar uma questão. Assim, em um primeiro momento serão analisadas as teorias estudadas e discutidas para a realização de um dos subprojeto do PIBID, edição 2018, intitulado Língua Espanhola, Língua Inglesa e Língua Portuguesa, cujo enfoque é a leitura literária crítica; por meio dos planos de aula e relatórios será verificada a relação entre teoria e prática na formação inicial dos professores no projeto de Letras do PIBID, além de ser proposto um questionário ou entrevista aos ex-participantes para averiguar o impacto do programa em sua formação inicial.
Conforme exposto, esta comunicação tem o objetivo de apenas apresentar o projeto de pesquisa que sustenta a futura pesquisa, portanto não apresenta resultados finais. Porém, é possível prever alguns produtos e resultados para esta investigação. Pode ser pressuposto que há a intenção, por parte dos acadêmicos, de compreender e articular a teoria e prática, elevando assim a efetividade e qualidade do programa PIBID e da formação docente. Isso só é possível quando há diálogo entre a universidade e a escola, oportunizando aos novos professores a vivência da realidade escolar. Quando se valoriza o trabalho do professor, seja ele da escola regular, da universidade ou aquele que está em sua formação inicial, mais consistente e eficaz serão o ensino e a aprendizagem, e o PIBID pode ser um dos diferenciais que garante esse resultado.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica