As tecnologias de informação e comunicação (TIC) têm mudado a forma como a sociedade se comunica e se comporta, os avanços tecnologicos e sua influência estão presentes em inúmeras áreas de autação humana (cultural, política, científica, acadêmica, jornalístca, dentre outras). Vivemos em uma sociedade letrada e cada vez mais os textos se tornam multissemióticos graças aos avanços tecnológicos dos últimos anos, exigindo do leitor habilidades de leitura cada vez mais diversificadas. Ler de forma inteligente, profunda, crítica e plena é um dos recursos mais poderoso que o indivíduo possui para atuar conscientemente no meio em que vive. Em uma sociedade onde se valoriza o texto escrito, como a nossa atualmente, não compreender o que lê é uma forma de exclusão. À vista disso, a escola não pode se eximir de tarefa tão relevante quanto a de possiblitar aos seus alunos a capacidade de compreender e interpretar os diversos gêneros textuais que circulam na sociedade. Assim, pensando em contribuir para a educação de sujeitos que sejam capazes de responder aos desafios do nosso século, esta pesquisa procurou analisar em que medida atividades com infográficos realizadas em espaços de convivência híbridos contribuiriam para o desenvolvimento da compreensão leitora de alunos do ensino fundamental II de uma escola pública da rede municipal localizada na zona rural de Montes Claros/ MG. Para tanto, o primeiro passo em direção ao nosso objetivo de analisar as contribuições do trabalho com infográficos em espaços de convivência híbridos foi a busca de referencial teórico que alicerçou a estratégia de coleta de dados para identificar o nível de compreensão leitora dos alunos em relação ao texto com auxílio de material gráfico diverso e a construção da proposta educacional de intervenção (PEI). A coleta de dados para aferir os níveis de leitura dos alunos se deu por meio de atividade em que se abordou o mesmo tema em dois gêneros diferentes, documentário e infográfico. Após a análise das respostas dadas às questões propostas, construiu-se uma sequancia de ativiades em espaços híbridos que estimulassem o estudante a ser protagonista de seu aprendizado possibilitando a consolidação das habilidades leitoras de textos com auxilio de material gráfico. A Proposta Educacional de Intervenção (PEI)desenvolvida nesta pesquisa constituiu-se dos seguintes métodos e recursos: rotação por estações, criação de podcasts, atividades disponiblilizadas no Google Sala de Aula (Aula Invertida), jogo estilo RPG, laboratório de informática, jogos on-line, celular. Neste trabalho abordamos a perspectiva sociointeracionista fundamentada nos estudos de Leffa (1996), Solé (1998), Kleiman (2001), Marcuschi(2008), Koch e Elias (2017), em que a atividade de leitura e produção de sentido acontecem na interação entre leitor/texto/contexto/cotexto. Tratamos das habilidades de leitura de acordo com Carvalho (2018) e sobre o ensino da leitura na educação básica com base em Ferrarezi Jr. e Carvalho (2017). Com o aporte dos trabalhos de Coscarelli (2014) e Coscarelli (2016) foram tratos os textos em ambiente virtuais, do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Apoiado nas pesquisas de Schlemmer (2014), Bacich, Neto e Trevisani (2015) tratamos dos espaços de convivência híbridos. Discorremos sobre infográficos ancorados em Ribeiro (2016), Vírsida (2019) e Paiva (2009). Da leitura dos documentos oficiais (PCN, 1998) observamos as orientações a respeito dos textos como centro das aulas de língua portuguesa e as diretrizes a respeito da formação leitora nos anos finais do ensino funadamental. A utilização de espaços de convivência híbridos contribuiu não só para desenvolver a compreensão de infográficos – objetivo de nossa pesquisa – como também proporcionou aos alunos desenvolver outras habilidades tais como: colaborar com o grupo para superar desafios, pesquisar, compartilhar conhecimentos e utilizar as tecnologias de informação e comunicação na busca de conhecimento. Por equilibrar os tempos de aprendizagem pessoal e colaborativa, aprender sozinho e aprender com os outros, as atividades propostas por esta pesquisa e aplicadas na escola auxiliaram os alunos na complexa tarefa de aprender em uma sociedade da informação, do conhecimento em rede.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica