Este trabalho tem como objetivo principal, produzir reflexões acerca da efetividade das políticas públicas de inclusãono sistema educacional em interface com processos de subjetivação e aprendizagens dos sujeitos identificados com autismo. Entendemos que uma relação ética e afetiva entre estas questões, e o respeito às diferenças que as envolvem, é a premissa fundamental na efetivação de uma escola e cultura inclusiva. A pesquisa se pauta numa abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica em autores como Mantoan (2003), Jerusalinsky (2010), Laznik (2004), Kupfer (2000), Elia (2010) e outros. O estudo será realizado por meio de pesquisas em literaturas especializadas e dispositivos normativos sobre a temática. A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. O universo da pesquisa será os professoresdas séries iniciais do Ensino Fundamental de Escolas Municipais de Montes Claros/MG. A análise dos dados será projetada sobre os aportes da análise do discurso em alguns autores como Foucault (1963, 1975).
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica