Políticas públicas de inclusão: interfaces entre o sistema educacional e os processos de subjetivação dos sujeitos com autismo

  • Autor
  • Andréa Ruas da Cruz Nogueira
  • Co-autores
  • Zilmar Santos Cardoso
  • Resumo
  • Este trabalho tem como objetivo principal, produzir reflexões acerca da efetividade das políticas públicas de inclusãono sistema educacional em interface com processos de subjetivação e aprendizagens dos sujeitos identificados com autismo. Entendemos que uma relação ética e afetiva entre estas questões, e o respeito às diferenças que as envolvem, é a premissa fundamental na efetivação de uma escola e cultura inclusiva. A pesquisa se pauta numa abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica em autores como Mantoan (2003), Jerusalinsky (2010), Laznik (2004), Kupfer (2000), Elia (2010) e outros. O estudo será realizado por meio de pesquisas em literaturas especializadas e dispositivos normativos sobre a temática. A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. O universo da pesquisa será os professoresdas séries iniciais do Ensino Fundamental de Escolas Municipais de Montes Claros/MG. A análise dos dados será projetada sobre os aportes da análise do discurso em alguns autores como Foucault (1963, 1975).

  • Palavras-chave
  • Políticas públicas de inclusão. Educação inclusiva. Autismo e subjetividades.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 3. Políticas públicas de inclusão
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  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

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