FILOSOFIAS EDUCACIONAIS PARA SURDOS: FLAGRANTE SOCIAL NA OBRA DESPERTAR DO SILÊNCIO

  • Autor
  • ROSILENE APARECIDA FROES SANTOS
  • Co-autores
  • MARCIO JEAN FIALHO DE SOUSA , ROSANA FROES SANTOS
  • Resumo
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    A educação de surdos vem ampliando seu espaço nas discussões acadêmicas contemporâneas, nessa ótica esse trabalho tem como problema: quais flagrantes sociais apresentam-se na obra Despertar do silêncio? Propõe-se como objetivo revelar os flagrantes sociais relacionados às filosofias educacionais para surdos presentes na obra em questão, bem como refletir a respeito da educação de surdos. O presente trabalho estruturado por meio da pesquisa bibliográfica tem como objeto de estudo a autobiografia Despertar do silêncio (2004), da autora surda brasileira Shirley Vilhalva, e as filosofias para a educação de surdos.

     

     

  • Palavras-chave
  • Despertar do silêncio, Filosofias Educacionais, Flagrante Social.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 3. Políticas públicas de inclusão
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  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

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