A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 completou vinte anos em 2016. Ela foi um marco na regulamentação do ensino no país, trouxe importantes inovações e avanços significativos, mas, algumas das transformações essenciais contidas no texto do senador Darcy Ribeiro, ainda não foram concretizadas. Um dos pilares para o bom desempenho de um aluno, a base nacional comum, até hoje não saiu do papel, sinalizando uma dívida histórica com a educação brasileira.
Ao ser estabelecida na LBDEN nº 9394/96, a EJA ganhou força e tornou-se uma política de Estado de modo que, hoje, o governo brasileiro investe e incentiva essa modalidade educacional como possibilidade de se elevar o índice de ensino da população, principalmente, daqueles que não tiveram acesso ou possibilidade de estudos. Com isso vemos que, além de ser uma política educacional, a EJA é, principalmente, uma política social. Ela dará possibilidades para que os alunos melhorem suas condições de trabalho, qualidade de vida e, com isso, sejam respeitados na sociedade.
Nesse sentido, esse estudo procura entender a educação de jovens e adultos por meio das práticas educativas e das histórias de vida de professoras alfabetizadoras editadas na LBDEN nº 9394/96.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica