OS RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FACILITADORES NA INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

  • Autor
  • Maria Mires Rodrigues Fróes
  • Co-autores
  • Ana Carolina dos Santos Pereira
  • Resumo
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    OS RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FACILITADORES NA INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

     

    Maria Mires Rodrigues Fróes

    Profª – Escola Estadual Irmã Beata

    miresfroes@yahoo.com.br

     

    Ana Carolina dos Santos Pereira

    Pós-graduanda – IFNMG

    ana.karol16@hotmail.com

     

    Edirleine dos Santos Pereira

    Mestranda - Unimontes

    santos.edileny@hotmail.com

     

    O presente trabalho teve como objetivo compreender o uso dos recursos tecnológicos como ferramenta de ensino aprendizagem na Educação Inclusiva. Para tanto, foi feita uma revisão de literatura, a espeito do tema, com base em autores como Giroto et al (2012), Rodrigues (2012), Hazard et al (2007), dentre outras bibliografias complementares. Após estudos constatamos que são vários os desafios enfrentados na incorporação das tecnologias no cotidiano escolar, principalmente no que diz respeito à estrutura dos prédios das instituições como a escassez de recursos didáticos e falta de formação para o manuseio adequado das tecnologias. Por outro lado, também vimos os diversos benefícios da aplicação das tecnologias como mediadores no processo de aprendizado facilitando e potencializando a construção dos conhecimentos.

    Palavras-chave: Educação Inclusiva. Recursos Tecnológicos. Ensino Aprendizagem.

     

    Introdução

     

    No atual contexto educacional é visível o elevado número de pesquisas realizado nas universidades para avançar nos questionamentos, reflexões e intervenções, relativas à Educação Especial, a qual se engloba na modalidade de Educação Inclusiva do Ensino Regular. Ao conciliarmos as ferramentas tecnológicas à Educação Especial, criamos a oportunidade de asseverar o direito e aquisição do conhecimento, possibilitando ao indivíduo demonstrar suas potencialidades como qualquer pessoa “normal” em meio à sociedade.

     

    Sob esta linha de pensamento o estudo partiu das seguintes inquietações: Quais as tecnologias utilizadas pelos professores em sala de aulas e como elas podem auxiliar no processo de inclusão escolar das pessoas com deficiências? Os professores estão preparados para o uso das tecnologias no contexto educacional inclusivo? Quais as vantagens do uso da tecnologia nesta modalidade de ensino? Em busca de responder tais questionamentos estabeleceu-se como objetivo geral compreender a utilização das tecnologias na Educação Inclusiva, como ferramenta no processo de ensino aprendizagem.

     

    A realização do trabalho se baseou em estudo bibliográfico os quais discutem a educação inclusiva considerando a realidade dos alunos com necessidades especiais na escola regular e as práticas pedagógicas com a utilização dos recursos tecnológicos.

     

    Procedimentos metodológicos

     

    A presente pesquisa será embasada numa abordagem qualitativa que, de acordo com Trivinos (1987, p. 138), [...] “considera a participação dos sujeitos como um dos elementos de seu fazer científico”, este método esta apoiado em técnicas que englobam características peculiares, pois se aprofunda no conhecimento da realidade buscando absorver ao máximo conhecimento por meio da observação e utilização de diversos instrumentos de coleta de dados. Tudo isto com objetivo de validar as informações adquiridas, interpretando os fenômenos.

     

    De acordo com Fonseca (2002), todo trabalho científico deve ter início em uma pesquisa bibliográfica, pois através desta o mesmo pode conhecer mais profundamente o objeto de pesquisa, apoiando-se nos conhecimentos já existentes. Neste sentido, o presente estudo utilizará como referencial teórico os trabalhos de Giroto et al (2012), Rodrigues (2012), Hazard et al (2007)), que discutem a respeito dos temas: Educação especial; Educação Inclusiva; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Práticas Pedagógicas Inclusivas.

     

    A escolha do tema se fundamenta no fato de que o uso das tecnologias já é uma realidade no meio escolar. Desta forma é de suma importância que se reflita sobre a utilização dessas ferramentas como recursos mediadores no processo de ensino aprendizagem no sentido de promoção da Educação Inclusiva.

     

    Referencial teórico

     

    Falar da educação especial no âmbito da educação inclusiva é pensar em algo relativamente novo, más que requer muita atenção. É necessário refletir sobre a prática das estratégias pedagógicas utilizadas, os recursos disponíveis nas escolas e a formação de profissionais. São muitos os desafios enfrentados pelos profissionais da educação acerca da realidade da educação especial.

     

    Ademais, no cenário contemporâneo o uso de várias ferramentas interativas utilizadas no intuito de viabilizar a autonomia a pessoa com deficiência, tem tornado-se facilitadoras e mediadoras no processo de inclusão e interação das mesmas ao mundo. É perceptível que a Educação Especial/Inclusiva e Inclusão digital estão andando lado a lado. Pois uma influência diretamente no processo de ensino e de aprendizagem da outra, possibilitando aos alunos com deficiência a demonstração de suas potencialidades diante da população como qualquer pessoa “normal” (GIROTO, 2012).

     

    De fato, a utilização dos recursos tecnológicos quando feita de forma adequada, com finalidade didática trás inúmeros benefícios. O processo de aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação na educação especial pode ser vista em diferentes vieses, a utilização das tecnologias para favorecer a aplicação das atividades vivenciadas em sala de aula, o manuseio do computador como ferramenta didática, o uso da informática na construção dos conteúdos curriculares. Bem como os recursos terapêuticos no tratamento das deficiências existentes.

     

     Percebemos que ainda há grande resistência de alguns docentes quanto à utilização dos recursos tecnológicos nas salas de aula, muitas das vezes por falta de capacitação quanto ao uso das mesmas. “Conhecer sobre as tecnologias de informação e comunicação sensibiliza o professor para que se paute pelas potencialidades dos seus alunos e não pelas suas limitações” (RODRIGUES, 2012, p. 10).

     

    Deste modo, é possível compreender que discutir sobre a educação em nosso país, em específico a educação pública, é uma tarefa desafiadora, uma vez que são varias as carências a serem supridas. Tais como a falta de estrutura e investimento com a práxis educacional, capacitação de professores, dentre outros. Esta discussão se torna ainda mais complexa quando diz respeito à Educação Especial. Sendo assim é de extrema importância debater sobre este tema, bem como apontar estratégias que colaborem para mudança e melhoria da realidade observada, aqui em específico o uso da tecnologia como ferramenta de ensino e aprendizagem de alunos com necessidades especiais.

     

    Referências

     

    FONSECA, João José Saraiva. Metodologia da Pesquisa Científica. Fortaleza: UEC, 2002. Disponível em: leg.ufpi.br/subsiteFiles/lapnex/arquivos/files/Apostila_-_METODOLOGIA_DA_PESQUISA(1).pdf; acesso em: 07 de maio/2019; às 08h.

     

    GIROTO, Claudia Regina Mosca; POKER, Rosimar Bortolini; OMOTE, Sadao. Educação Especial, formação de professores e o uso das tecnologias de informação e comunicação: a construção de práticas pedagógicas inclusivas. In: GIROTO, Claudia Regina Mosca; POKER, Rosimar Bortolini; OMOTE, Sadao (Org). As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Marília: Oficina. Universitária. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, p.(11 – 24).

     

    HAZARD, D; GALVÃO F. T. Alves; REZENDE, A. L. A. Inclusão digital e social de pessoas com deficiência: textos de referência para monitores de telecentros. – Brasília: UNESCO, 2007. 73 p.

     

    RODRIGUES, D. As tecnologias de informação e comunicação em tempo de educação inclusiva In: GIROTO, C. R. M; POKER, R. B; OMOTE, S. (Org). As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, p (25 – 40).

     

    TRIVINOS, Augusto N. S. Introdução à Pesquisa Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação/ São Paulo: Altas, 1987.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Inclusiva, Recursos Tecnológicos, Ensino Aprendizagem.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
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  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

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