CURRÍCULO REFERÊNCIA DE MINAS GERAIS E O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: EXISTE ESPAÇO PARA PROTAGONISMO?

  • Autor
  • Vera Lúcia de Oliveira Freitas Ruas
  • Co-autores
  • Josué Antunes de Macêdo , Edson Crisóstomo
  • Resumo
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    O presente estudo faz uma breve análise acerca do papel do Currículo Referência de Minas Gerais quanto ao embasamento teórico/prático sobre o uso de tecnologias digitais por professores de Matemática dos anos finais do ensino fundamental de escolas públicas estaduais. Procura-se elucidar, através da Educação Matemática Crítica, o enfoque ideológico deste documento para conferir se possui apenas aspecto regulador das práticas pedagógicas ou tem enfoque emancipatório, como propulsor do protagonismo pedagógico de professores e alunos.

     

  • Palavras-chave
  • Processo ensino e aprendizagem da Matemática. Currículo Referência de Minas Gerais. Tecnologias Digitais. Protagonismo.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 5. Educação Matemática
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  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

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