TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’S) NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

  • Autor
  • Ana Carolina dos Santos Pereira
  • Co-autores
  • Maria Mires Rodrigues Fróes
  • Resumo
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    TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’S) NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

     

    Ana Carolina dos Santos Pereira

    Pós-graduanda - IFNMG

    Ana.karol16@hotmail.com

     

    Maria Mires Rodrigues Fróes

    Profª – Escola Estadual Irmã Beata

    miresfroes@yahoo.com.br

     

    O presente trabalho tem como intuito principal examinar as políticas de formação de professores para o uso destas tecnologias em sala de aula, bem como, compreender o processo de ensino e aprendizagem por meio da utilização de ferramentas tecnológicas em uma escola X do município de Montes Claros-MG. Para alcançar tal objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, seguida por uma pesquisa de campo que, por sua vez, teve como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionários aos docentes. Após analisar criticamente os dados, inferimos que há uma necessidade crescente de inserção dos avanços tecnológicos no sistema de ensino, tal qual ocorre em toda a sociedade. Contudo, concluímos que, para essa inserção viabilizar melhoria na aprendizagem é necessária uma formação adequada para os docentes, demandando-se mais investimentos em políticas públicas educacionais direcionadas a inclusão digital.

     

    Palavras-chave: Formação do professor, Inclusão Digital, TIC’s.

     

    Introdução

     

    É sabido que o cenário educacional atualmente é composto não somente de sala de aula discentes, docentes e material pedagógico, encontramos praticamente em quase todas as instituições de ensino, laboratório de inclusão digital e outras ferramentas interativas. Diante do exposto, estabeleceu-se como objetivo geral examinar as políticas de formação de professores para o uso destas tecnologias em sala de aula, bem como, compreender o processo de ensino e aprendizagem por meio da utilização de ferramentas tecnológicas em uma escola X do município de Montes Claros-MG.

     

    A pesquisa se justifica, uma vez que visa cooperar para a mudança e melhoria da realidade escolar, bem como para a superação das dificuldades apresentadas, por meio do pensamento, dialogo e a ação com os educadores e educandos, aqui em especial no que diz respeito ao uso da tecnologia. Também busca contribuir para a inclusão digital real na escola, deixando assim de ser a tecnologia um entrave no processo de ensino aprendizagem, passando a ser um facilitador neste processo.

     

    Referencial teórico

     

    As universidades públicas, Ministério da Educação (MEC) dentre outros órgãos realizam diversas discussões sobre as TICs no contexto educacional, o que impulsiona o pensamento sobre a necessidade da inserção de políticas publicas voltadas para esta esfera de ensino. Pretto (2014) infere que e preciso dar atenção e condições adequadas para que os professores possam enfrentar os desafios relacionados a incorporação deste recursos no ambiente escolar. Sobre isso, Pimentel e Nascimento (2018, p.156) completam que,

     

    [...] dentre essas políticas, alguns temas têm como ponto de partida o provimento de infraestrutura e de acesso aos programas das TIC no âmbito escolar; outros estão voltados para as mudanças nas dinâmicas de ensino, de como melhorar o uso das TIC em sala de aula, de como formar professores, da conscientização e necessidade de incluir as tecnologias nos currículos escolares e das habilidades e competências para manusear e lidar com os artefatos.

     

    Segundo os autores estas políticas resultaram na criação de alguns programas pelo governo, como por exemplo, o Programa Nacional de Tecnologia Educacional. De acordo com Moreira e Candau (2003, p. 02), “construir e reformular o currículo não é tarefa fácil e irá certamente requerer do professor nova postura, novos saberes, novos objetivos, novos conteúdos, novas estratégias e novas formas de avaliação”.

     

    Deste modo, o educador deve se dispor a adquirir outras competências para reformular seu currículo e seu trabalho docente, com vistas às novas perspectivas, tornando a cada dia a sociedade mais desenvolta. Um dos fundamentos dessa dinâmica é o oferecimento de diversos recursos e ferramentas interativas como o computador, Internet e outras redes de comunicação, demonstrando a premência de se determinar uma conjuntura entre a teoria e a prática, ou seja, os conteúdos estabelecidos em sala de aula e a realidade do aluno.

     

    Procedimentos metodológicos

     

    O caminho metodológico traçado para esta investigação partiu de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema: Tecnologia na educação. A pesquisa foi de natureza aplicada, pois, envolve o conhecimento disponível e busca a sua aplicação. Ela também pode ser classificada como explicativa, pois, busca identificar e explicar as causas do problema que esta sendo objeto deste estudo (GIL, 2007).

     

    Posteriormente, foi efetuada pesquisa de campo numa escola do município de Montes Claros – MG, onde serão aplicados questionários aos docentes para descobrir se estes fazem uso de ferramentas tecnológicas como facilitadores ao aprendizado e quais os principais desafios encontrados neste contexto, assim como se os mesmos possuem formação para o uso das TICs em sala de aula.

     

    Resultados

     

    O questionário foi aplicado numa escola pública X do município de Montes Claros/ MG no dia 09 de dezembro de 2019, com a autorização da gestão a todos os professores que lecionam no Ensino Fundamental e Médio, contatando 14 colaboradores, estes foram indagados a respeito do uso de ferramentas tecnológicas como facilitadores ao aprendizado e quais os principais desafios encontrados neste contexto, assim como se os mesmos possuem formação para o uso das TICs em sala de aula. De acordo com os dados levantados foi possível inferir que o cenário educacional vem se reestruturando nas ultimas décadas com a finalidade de se adaptar as transformações ocorridas na sociedade. A inclusão digital já é uma realidade nas instituições de ensino, especialmente as tecnologias de informação e comunicação TICs.

     

    Ressaltamos que há politicas publicas direcionadas ao incentivo à inclusão digital, entretanto algumas instituições ainda resistem à mesma, na maioria dos casos devido a falta de infraestrutura. Os sujeitos da pesquisa confirmaram esta realidade quando 79% dos professores apontaram a falta de recursos nas escolas como principal dificuldade encontrada para inclusão das TICs em sala de aula, aliada ao desinteresse dos alunos e a falta de preparo do professor. Constatamos que a inserção das tecnologias de informação e comunicação no cenário educativo apresenta grande potencial, sendo essencial uma estrutura adequada e uma formação continuada dos professores para o uso correto das ferramentas tecnológicas. No entanto, ainda há muito que ser feito para atingir este ideal, suscitando mais discursões a este respeito e, principalmente investimentos em políticas públicas de melhoria da educação.

     

    Referências

     

    GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed.São Paulo:2010.

     

    MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Disponível em: www.scielo.br/pdf/rbedu/n23/n23a11.pdf; acesso em: 24 de nov./2019, ás 8h20m.

     

    PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante; NASCIMENTO, Antônia Eunice de Jesus do. Formação de Professores para o uso das TIC nos anos iniciais do Ensino Fundamental. ISSN Eletrônico: 2175-6600, Vol. 10, Nº. 20, Jan./Abr, 2018. Disponível em: webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:RlzN03abqU4J:www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/download/3069/pdf+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br; acesso em: 13 de nov./2019, às 19h59m.

     

    PRETTO, Nelson de Luca. As Tecnologias da Informação Desafiam a Educação. Jornal O Dia de Teresina/ Piauí. 2004.

     

  • Palavras-chave
  • Formação do professor, Inclusão Digital, TIC’s.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
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  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

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