O PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DE THEODOR W. ADORNO

  • Autor
  • Flúvia Gracielle Soares Ramos
  • Co-autores
  • Fábia Magali Santos Vieira
  • Resumo
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    O PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DE THEODOR. W. ADORNO

     

      Flúvia Gracielle Soares Ramos;

    Mestranda da Unimontes;

    fluramos@gmail.com

    Profa. Dra. Fábia Magali Santos Vieira;                                                                    Profª. Drª da Unimontes; fabiamsv@gmail.com

     

        Palavras-chave: educação, ensino médio, esclarecimento, emancipação.

     

    Na pretensão de trabalhar Educação e Emancipação, temos como fonte de pesquisa e orientação, o pensamento do alemão Theodor W. Adorno, por meio do qual tentaremos compreender como é possível o processo de emancipação dos estudantes do Ensino Médio. A crença de que o esclarecimento conduz o ser humano ao progresso e ao êxito, é uma questão que foi discutida por Adorno e que merece ser analisada no atual contexto educacional, pois é preciso buscar entender que tipo de humanidade emancipada, estamos formando nas escolas públicas e como a Filosofia pode contribuir para tal questão. O problema por nós levantado, no Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Filosofia da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes é como a Filosofia pode contribuir para a construção do processo de emancipação dos alunos do Ensino Médio.

            O objetivo geral é discutir a construção do processo de emancipação dos alunos do ensino médio na perspectiva de Adorno. Já os objetivos específicos são: realizar estudos sobre o processo de emancipação na perspectiva de Adorno; analisar a relação entre educação e emancipação segundo Adorno; refletir sobre o processo de emancipação dos estudantes do Ensino Médio a partir das teorias de Adorno.

            Adorno se destaca como um grande crítico do sistema capitalista, acreditando que tal modo de organização social foi uma forma bárbara de tornar a cultura e as relações sociais um tipo de indústria. O pensador em questão é integrante da Escola de Frankfurt, grupo dedicado a entender e a explicar os efeitos da Indústria Cultural sobre a forma de pensar e de atuar dos indivíduos em sociedade. Nesta perspectiva, nos afirma na Dialética do Esclarecimento que “[...] A unidade da coletividade manipulada consiste na negação de cada indivíduo [...]” (ADORNO; HORKHEIMER, 1985, p. 27).

            É imperativo no atual cenário, que os estudantes adquiram meios para resistir e não mecanismos de adaptação aos sistemas impostos, isso se faz urgente, para que não sejamos oprimidos pela organização do mundo e sua ideologia “ [...] a organização do mundo (...) exerce uma pressão enorme tão imensa sobre as pessoas, que supera toda educação[...]” (ADORNO,1985, p. 143).É importante, no atual contexto social, assim como Adorno e seus companheiros fizeram na Alemanha, buscar uma prática em prol da emancipação da educação. Entendendo aqui, emancipação como ação esclarecida, como algo livre do obscurecimento da consciência alienada.

           Por esta pesquisa ser realizada em um mestrado profissional, a sua natureza é aplicada, uma vez que se motiva justamente na necessidade concreta, de mudar a prática e buscar conhecimentos para transformar uma determinada situação ou realidade.

            Levando em consideração o objetivo geral de discutir a construção do processo de emancipação dos alunos do Ensino Médio na perspectiva de Adorno, essa pesquisa se classifica como explicativa, uma vez que busca aprofundar os conhecimentos e entender como se constrói a emancipação dos jovens do Ensino Médio. A fim de compreender os possíveis fatores que contribuem para a promoção da emancipação e enxergar aqueles que impedem a mesma, pretende-se aprofundar o conhecimento, visando explicar o motivo, os porquês de tal vivência e realidade.

            No que tange aos procedimentos técnicos a serem utilizados destacamos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, levantamento e pesquisa participante.Para a coleta de dados, serão utilizadas as técnicas, questionários e as atividades do Projeto Educacional de Intervenção (PEI). O método utilizado na pesquisa é a pesquisa ação, pois visa interferir na realidade e na prática pedagógica, com objetivo de verificar e propor soluções e esse processo deve desenvolver-se de maneira investigativa e interativa. A pesquisa será realizada com 01 (uma) turma composta por 32 alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio, da Escola Estadual Maria Batista Cavalcanti, em Ubaí-MG, de um universo de 315 alunos matriculados nestas séries no ano letivo de 2020. A turma a ser trabalhada funciona extraturno e foi formada por meio de um projeto de intervenção (grupo de estudos de Filosofia).

            As inquietações que provocaram Adorno, também nos provocam no contexto da educação contemporânea, pois apesar de estarmos cercados de informações, não conseguimos nos formar enquanto indivíduos emancipados e autônomos. Aparentemente, estamos sempre na tutela do outro, não agimos com autonomia, com frequência agimos com heteronomia, esperando pela decisão de alguém (da família, da propaganda, da política, da religião, dos ídolos, etc), e assim vamos seguindo uma marcha rumo a anulação do próprio pensar e agir.

    Portanto, a partir do pressuposto de que a razão é emancipatória e não instrumental pretende-se chegar ao resultado almejado, contribuir para o avanço do processo emancipatórios dos estudantes. Assim, pretendemos discutir como  os pressupostos adornianos podem contribuir para a mudança  a visão dos estudantes do Ensino Médio e que compete à Filosofia, fornecer meios que libertem os estudantes das amarras do sistema e os tornem indivíduos esclarecidos e emancipados.

     

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  • Palavras-chave
  • Educação, ensino médio, esclarecimento, emancipação.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
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  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
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  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
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