SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O RECONHECIMENTO DA CRIANÇA COMO SER SOCIAL

  • Autor
  • HELEN CARLA SANTOS MATOS
  • Resumo
  • O presente estudo visa problematizar a compreensão de criança e de infância, bem como as principais contribuições para o reconhecimento e o desenvolvimento da criança no espaço escolar, familiar e cultural, sob um olhar da Sociologia da Infância, no decorrer dos discursos históricos realizados no pais. A metodologia desse artigo centrou-se em pesquisa bibliográfica. Como resultado apresentou-se as contribuições desse campo sociológico para essa categoria social, bem como ressaltou-se a relevância das instituições de ensino no processo de reconhecimento e valorização das crianças e suas representações infantis.

  • Palavras-chave
  • Criança. Infância. Sociologia da Infância. Reconhecimento. Categoria social.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 12. Educação Infantil
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  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

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