INICIAÇÃO CIENTÍFICA: UMA EXPERIÊNCIA COM HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E ARQUIVOLOGIA

  • Autor
  • João Olímpio Soares dos Reis
  • Co-autores
  • Filomena Luciene Cordeiro Reis , Ana Cecília Pinheiro dos Santos , Laura Garcia Damaso , Thais Francine Alves Silva
  • Resumo
  •  

    A História, conforme afirma Marc Bloch (2001), é a ciência do homem no tempo e no espaço. A História possui teorias, métodos e técnicas para a realização de suas pesquisas, bem como tem como sujeito histórico, o homem e a mulher, que se relacionam com o mundo a sua volta e com outras pessoas transformando a realidade. O campo do saber da Educação, igualmente, se propõe a pensar esses sujeitos históricos e aplicar métodos de estudo adequados com o objetivo de proporcionar a formação e o desenvolvimento físico, intelectual e moral de um ser humano. A Pedagogia é um curso que possibilita articular esses métodos por meio de didáticas, viabilizando o ensino. Nesse sentido, História e Educação se aliam para pensar os arquivos escolares como possibilidades de escrita da História da Educação. Essa é a finalidade do projeto denominado “Educação e arquivos escolares: histórias da educação em Montes Claros, Minas Gerais”, que, nesse trabalho apresenta algumas experiências de estudantes de iniciação científica da Universidade Estadual de Montes Claros dos cursos de História e Pedagogia, bem como do ensino médio de escolas públicas, que dão os primeiros passos na pesquisa, refletindo arquivos escolares.

     

  • Palavras-chave
  • INICIAÇÃO CIENTÍFICA: HISTÓRIA; , EDUCAÇÃO; ARQUIVOLOGIA
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 10. História e Historiografia da Educação
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica