A História, conforme afirma Marc Bloch (2001), é a ciência do homem no tempo e no espaço. A História possui teorias, métodos e técnicas para a realização de suas pesquisas, bem como tem como sujeito histórico, o homem e a mulher, que se relacionam com o mundo a sua volta e com outras pessoas transformando a realidade. O campo do saber da Educação, igualmente, se propõe a pensar esses sujeitos históricos e aplicar métodos de estudo adequados com o objetivo de proporcionar a formação e o desenvolvimento físico, intelectual e moral de um ser humano. A Pedagogia é um curso que possibilita articular esses métodos por meio de didáticas, viabilizando o ensino. Nesse sentido, História e Educação se aliam para pensar os arquivos escolares como possibilidades de escrita da História da Educação. Essa é a finalidade do projeto denominado “Educação e arquivos escolares: histórias da educação em Montes Claros, Minas Gerais”, que, nesse trabalho apresenta algumas experiências de estudantes de iniciação científica da Universidade Estadual de Montes Claros dos cursos de História e Pedagogia, bem como do ensino médio de escolas públicas, que dão os primeiros passos na pesquisa, refletindo arquivos escolares.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica