Vivemos em uma sociedade granfocêntrica, em que a leitura pode assumir diferentes significados na vida das pessoas, podendo variar em diferentes etapas da vida. A presente pesquisa tem por objetivo analisar as representações de leitura de professores aposentados, buscando compreender os modos de objetivação e ancoragem de suas práticas leitoras. O projeto justifica-se pelo fato de ser importante discutir as práticas de leitura de professores, dado que o processo pelo qual eles se constituíram como leitores pode interferir em suas crenças e representações sobre a leitura e no modo como exercem as práticas leitoras após se aposentarem. Realizaremos uma pesquisa qualitativa na qual utilizaremos um questionário que será aplicado para 50 professores aposentados com idade superior aos sessenta anos. Como referencial teórico serão usados estudos de Chartier (1996; 1998; 2002), Goulemot (1996), Marinho (1998), Freire (1989), Moscovici (2013), Guareschi; Jovchelovitch (1995), dentre outros.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica