Faces da História do Violão no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez

  • Autor
  • José do Nascimento Queiroz Júnior
  • Co-autores
  • ´Geisa Magela Veloso
  • Resumo
  •  

    Essa pesquisa está sendo desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação (2020/2021) e tem como objeto de estudo a história do violão no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez (CELF). O objetivo é reconstituir faces da história do ensino de violão, discutindo sua importância para a formação cultural e profissional de alunos de música da região do Norte de Minas. O estudo está sendo desenvolvido no âmbito da História Cultural e tem como recorte temporal o período compreendido entre a fundação do Curso de Violão do CELF até o presente momento. O interesse por esse tema se deu pela proximidade do pesquisador, que exerce a profissão de professor de violão na instituição desde agosto de 1996. Dentre indagações e inquietações, percebe a possibilidade de estudos que preservem a memória da instituição e de seus processos educativos, no que refere-se ao violão.

     

  • Palavras-chave
  • Historiografia. Ensino de Violão. Conservatório Estadual de Música.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 10. História e Historiografia da Educação
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica