Resumo
Marcuschi (2008) evidencia que a escrita, compreendida como uma das manifestações de letramento, em nossa sociedade, tornou-se indispensável no enfrentamento diário, podendo ser considerada como necessária à própria sobrevivência do indivíduo no mundo moderno. E isso pode ser atestado quando pensamos que a prática da escrita foi elevada a um status bastante alto, simbolizando desenvolvimento, educação e poder. Neste sentido, o presente trabalho tem como propósito apresentar o resultado alcançado em uma pesquisa que integra ao Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes - (MG), no período de 2018 a 2019, a qual está intitulada de: “A prática cidadã de reivindicação: uma proposta de escrita argumentativa no ensino fundamental II”. O principal objetivo dessa pesquisa foi o de oportunizar aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública de Montes Claros (MG), o desenvolvimento da habilidade de produção escrita argumentativa, via prática cidadã de reivindicação.
Palavras-chave: Escrita argumentativa; Reescrita; Formação cidadã; Projeto de letramento.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica