A PRÁTICA CIDADÃ DE REIVINDICAÇÃO: UMA PROPOSTA DE ESCRITA ARGUMENTATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

  • Autor
  • Adriana Lélis Santos Costa
  • Co-autores
  • Prof.ª Dr.ª Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
  • Resumo
  •  

    Resumo

     

    Marcuschi (2008) evidencia que a escrita, compreendida como uma das manifestações de letramento, em nossa sociedade, tornou-se indispensável no enfrentamento diário, podendo ser considerada como necessária à própria sobrevivência do indivíduo no mundo moderno. E isso pode ser atestado quando pensamos que a prática da escrita foi elevada a um status bastante alto, simbolizando desenvolvimento, educação e poder. Neste sentido, o presente trabalho tem como propósito apresentar o resultado alcançado em uma pesquisa que integra ao Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes - (MG), no período de 2018 a 2019, a qual está intitulada de: “A prática cidadã de reivindicação: uma proposta de escrita argumentativa no ensino fundamental II”. O principal objetivo dessa pesquisa foi o de oportunizar aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública de Montes Claros (MG), o desenvolvimento da habilidade de produção escrita argumentativa, via prática cidadã de reivindicação.

     

    Palavras-chave: Escrita argumentativa; Reescrita; Formação cidadã; Projeto de letramento.

     

  • Palavras-chave
  • Palavras-chave: Escrita argumentativa; Reescrita; Formação cidadã; Projeto de letramento.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica