O presente artigo tem por objetivo compreender o processo de implantação e o funcionamento das salas de recurso multifuncionais no período de 2007 a 2019, tendo como objetivos específicos buscar nas referencias pesquisadas como ocorreu este processo de implantação e de funcionamento das salas de recursos multifuncionais. Este trabalho está amparado nas leis e decretos que regem o AEE em nosso país e em autores que realizaram pesquisas sobre este tema, tais como Silva (2009); Barreto (2008); Alves (2006), Oliveira (2008), Mendes (2012), Chiesa (2009), Oliveira (2008), Luna (2015), os quais apontam os vários desafios existentes para funcionamento das salas de recursos multifuncional. A metodologia adotada neste estudo foi de cunho bibliográfico, com abordagem qualitativa e de caráter exploratório, tendo em vista aspectos metodológicos que permitem uma análise descritiva e reflexiva da situação problema estudada. Durante a revisão de literatura foram analisados trabalhos publicados no banco dados tese da CAPES e da Siello. Com o resultado deste trabalho foi possível verificar que mesmo existindo a garantia de direitos ao acesso e aprendizagem nas legislações brasileira ainda deparamos com um quadro de a escassez de pesquisa sobre a temática. Ficou evidenciado que o atendimento nas salas de recursos ainda é algo precário ficando muitas vezes restrito ao atendimento dos alunos da escola regular em que esta funciona, vale ainda destacar que uma das pesquisas analisadas apontou o atendimento de alunos da EJA. Com relação a formação dos professores todas as pesquisas apontam por uma formação de acordo com a política do AEE, existindo uma preocupação com a formação continuada destes profissionais.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica