Atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recursos Multifuncional: Uma revisão de literatura no período de 2007 a 2019.

  • Autor
  • Leonice Vieira de Jesus Paixão
  • Co-autores
  • Kennya Vieira Queiroz , Miguel Renon , Mery Josiane Barbosa Silveira
  • Resumo
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    O presente artigo tem por objetivo compreender o processo de implantação e o funcionamento das salas de recurso multifuncionais no período de 2007 a 2019, tendo como objetivos específicos buscar nas referencias pesquisadas como ocorreu este processo de implantação e de funcionamento das salas de recursos multifuncionais. Este trabalho está amparado nas leis e decretos que regem o AEE em nosso país e em autores que realizaram pesquisas sobre este tema, tais como Silva (2009); Barreto (2008); Alves (2006), Oliveira (2008),  Mendes (2012), Chiesa (2009), Oliveira (2008),  Luna (2015), os quais apontam os vários desafios existentes para funcionamento das salas de recursos multifuncional. A metodologia adotada neste estudo foi de cunho bibliográfico, com abordagem qualitativa e de caráter exploratório, tendo em vista aspectos metodológicos que permitem uma análise descritiva e reflexiva da situação problema estudada. Durante a revisão de literatura foram analisados trabalhos publicados no banco dados tese da CAPES e da Siello. Com o resultado deste trabalho foi possível verificar que mesmo existindo  a garantia de direitos ao acesso e aprendizagem nas legislações brasileira ainda deparamos com um quadro de a escassez de pesquisa sobre a temática. Ficou evidenciado que o atendimento nas salas de recursos ainda é algo precário ficando muitas vezes restrito ao atendimento dos alunos da escola regular em que esta funciona, vale ainda destacar que uma das pesquisas analisadas apontou o atendimento de alunos da EJA. Com relação a formação dos professores todas as pesquisas apontam por uma formação de acordo com a política do AEE, existindo uma preocupação com a formação continuada destes profissionais.

     

  • Palavras-chave
  • Implantação; Funcionamento; Sala de Recursos Multifuncional
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 3. Políticas públicas de inclusão
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  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

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