NARRATIVAS DOCENTES SOBRE SABERES E PRÁTICAS EM TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

  • Autor
  • Vera Lúcia de Oliveira Freitas Ruas
  • Co-autores
  • Josué Antunes de Macêdo , Edson Crisóstomo
  • Resumo
  •  

    Este estudo tem como finalidade investigar as concepções de professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental em escolas públicas Montesclarense acerca do nível de cultura digital que possuem para (in)validar o uso das Tecnologias Digitais (TD) nos processos de ensino e aprendizagem. O ponto de partida consiste em identificar os possíveis diálogos que os docentes conseguem estabelecer com a competência geral cinco da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada por meio de narrativas docentes, com foco na anáçise dos currículos de matemática implementado nas escolas municipais e estaduais. Os resultados da pesquisa permitirão inferir se os saberes adquiridos na formação inicial e continuada influenciam a prática pedagógica dos professores pesquisados.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Matemática. Tecnologias digitais. Saberes e práticas docentes. Formação de professores. Base Nacional Comum Curricular.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 5. Educação Matemática
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica