VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E FEMINICÍDIO: UM OLHAR À LUZ DA HISTÓRIA E DA EDUCAÇÃO POR MEIO DOS JORNAIS “PONTO FINAL E ESTADO DE MINAS”

  • Autor
  • Nayara Torres Ferreira
  • Co-autores
  • Nayara Torres Ferreira
  • Resumo
  •  

    Durante a história da humanidade, a sociedade passou por diversas construções, que refletem diretamente na nossa realidade atual. Historicamente, a institucionalização do patriarcado e sua propagação legitimaram um sistema sectário, onde a mulher não possuía oportunidades e, muitas vezes, sobretudo, as mulheres negras, sempre tiveram papel secundário, e marginalizado socialmente. A construção de uma sociedade patriarcal, altamente desigual e machista, rechaça a vida da mulher e foi historicamente ligada à educação que as mulheres receberam ou a ausência da mesma. Este é o alicerce da abrupta violência, que as mulheres estão condicionadas cotidianamente. Muitas delas vivem em condições de medo e tantas outras tiveram suas vidas brutalmente ceifadas. Devido à torpe violência que as mulheres estão subordinadas diariamente e de como se é, muitas vezes, naturalizada e socialmente enraizada, é fundamental, que a sociedade não a negligencie. É importante que se reflita acerca da violência deferida contra a mulher e se discuta em todas as esferas sociais, principalmente nas escolas, os casos de feminicídios, cada vez mais recorrentes e bárbaros e, de como a educação, pode ser a arma para reverter esse quadro de violência. Atualmente, respaldadas nas lutas feministas por direitos básicos, há legislações que procuram proteger e assegurar o bem estar das mulheres e, por exemplo, as medidas protetivas e as políticas públicas voltadas para a não violência contra as mulheres, muitas vezes, não são eficazes, gerando indagações: porque a (in)eficácia das leis de proteção a mulher? Nesse sentido, esse estudo objetiva analisar e interpretar as leis nº 11.340/06 e nº 13.104/2015 à luz da História, assim como refletir sobre o papel do poder público em referência ao controle da violência contra a mulher aliando a História e a educação coercitivas promotoras no combate a violência contra a mulher. Ao debruçar sobre as acepções e particularidades das citadas leis, fontes que constituem matéria prima da pesquisa, proporcionando reflexões e apontamentos substanciais na problemática proposta, pesquisamos também os jornais “Ponto final” e Estado de Minas Gerais” com apontamentos estatísticos sobre os índices de violência contra a mulher, verificando e analisando os casos concretos de violência contra as mesmas e o feminicídio referentes ao ano de 2019/20, atentando para o tempo presente sob a orientação de Lucca (2008).

  • Palavras-chave
  • Violência Contra a Mulher. Educação. Feminicídio. Lei nº 11.340/06. Lei nº 13.104/2015. Jornal.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 10. História e Historiografia da Educação
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  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
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