A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZACÃO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS-LIBRAS PARA CRIANÇA SURDA NO ÂMBITO ESCOLAR
XAVIER, Daiane Paula Soares[1]- Unimontes
AZEVEDO, Pedro Lucas Monteiro²- IFNMG
pedrolucas_monteiro@hotmail.com
Problema da pesquisa: Como desenvolver a alfabetização da língua brasileira de sinais – Libras para crianças surdas no ensino básico?
Objetivo: Avaliar e desenvolver uma proposta educacional que contemple a criança surda
Metodologia: O desenvolvimento da criança surda na língua materna Libras – L1 é um dos fatores fundamentais para o desenvolvimento em todas as esferas. A linguagem tem papel relevante na determinação dos avanços no ensino-aprendizagem, uma vez a língua está diretamente ligada a construção na compreensão das organizações internas de como a criança vai aprender a pensar e também questões externas que interferem nesse processo; como o ambiente social, o emocional, a identidade, a comunicação, a idade e até mesmo as estratégias e a metodologias de ensino.
Relação do objeto com o tema da jornada: Uma proposta educacional que contemple a criança surda é, sem sombra de dúvida, respeitar seu direito de apropriação da língua de sinais, repensando na prática em sala de aula. Neste sentido, a avaliação da aprendizagem deve fazer parte desse processo como um instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica. Muitas definições na vida do adolescente passam pela vivência escolar e pelas relações ali estabelecidas, produzindo impactos subjetivos nos sujeitos. Na proposta inclusiva referente a criança surda, destaca a pesquisa bibliográfica da autora que aponta:
“É pela linguagem que o processo de socialização vai exercer sua influência permanente por toda a vida do indivíduo. Uma língua não depende obrigatoriamente da fala para ser concretizada, pois possui em si mesma, o código capaz de estabelecer a comunicação entre interlocutores, possibilitando a interação social”. (FÁTIMA,2010)
Relevância Social: A pesquisa aprecia como uma oportunidade de aproximar profissionais da educação docente\discente e mostrar a importância dessa relação no contexto escolar, podendo-se perceber que essa aquisição linguística e real conhecimento do mundo comunicativo se deu basicamente ao se conhecer e utilizar a língua brasileira de sinais – LIBRAS.
Palavra-chave: Linguagem, Alfabetização, Aluno Surdo, Libras.
[1]Padagoga;Especialista em Língua Brasileira de Sinais com ênfase em verbalização-Unimontes, Graduando Letras Libras Licenciatura-IFNMG, Graduando Letras Libras Bacharel-EFICAZ, Tradutora Intérprete de Libras no Ensino superior na Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes.
²Graduando Letras Libras Licenciatura-IFNMG, Professor de Libras-CAS de Montes Claros
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica