A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZACÃO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS-LIBRAS PARA CRIANÇA SURDA NO ÂMBITO ESCOLAR

  • Autor
  • Daiane Paula Soares Xavier
  • Co-autores
  • Pedro Lucas Monteiro de Azevedo
  • Resumo
  •  

    A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZACÃO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS-LIBRAS PARA CRIANÇA SURDA NO ÂMBITO ESCOLAR

     

     

    XAVIER, Daiane Paula Soares[1]- Unimontes

    daianepaulasx@yahoo.com

     

    AZEVEDO, Pedro Lucas Monteiro²- IFNMG

    pedrolucas_monteiro@hotmail.com

     

    Problema da pesquisa: Como desenvolver a alfabetização da língua brasileira de sinais – Libras para crianças surdas no ensino básico?

    Objetivo: Avaliar e desenvolver uma proposta educacional que contemple a criança surda

    Metodologia: O desenvolvimento da criança surda na língua materna Libras – L1 é um dos fatores fundamentais para o desenvolvimento em todas as esferas. A linguagem tem papel relevante na determinação dos avanços no ensino-aprendizagem, uma vez a língua está diretamente ligada a construção na compreensão das organizações internas de como a criança vai aprender a pensar e também questões externas que interferem nesse processo; como o ambiente social, o emocional, a identidade, a comunicação, a idade e até mesmo as estratégias e a metodologias de ensino.

    Relação do objeto com o tema da jornada: Uma proposta educacional que contemple a criança surda é, sem sombra de dúvida, respeitar seu direito de apropriação da língua de sinais, repensando na prática em sala de aula. Neste sentido, a avaliação da aprendizagem deve fazer parte desse processo como um instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica. Muitas definições na vida do adolescente passam pela vivência escolar e pelas relações ali estabelecidas, produzindo impactos subjetivos nos sujeitos. Na proposta inclusiva referente a criança surda, destaca a pesquisa bibliográfica da autora que aponta:

    É pela linguagem que o processo de socialização vai exercer sua influência permanente por toda a vida do indivíduo. Uma língua não depende obrigatoriamente da fala para ser concretizada, pois possui em si mesma, o código capaz de estabelecer a comunicação entre interlocutores, possibilitando a interação social”. (FÁTIMA,2010)

    Relevância Social: A pesquisa aprecia como uma oportunidade de aproximar profissionais da educação docente\discente e mostrar a importância dessa relação no contexto escolar, podendo-se perceber que essa aquisição linguística e real conhecimento do mundo comunicativo se deu basicamente ao se conhecer e utilizar a língua brasileira de sinais – LIBRAS.

     

    Palavra-chave: Linguagem, Alfabetização, Aluno Surdo, Libras.


    [1]Padagoga;Especialista em Língua Brasileira de Sinais com ênfase em verbalização-Unimontes, Graduando Letras Libras Licenciatura-IFNMG, Graduando Letras Libras Bacharel-EFICAZ, Tradutora Intérprete de Libras no Ensino superior na Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes.

    ²Graduando Letras Libras Licenciatura-IFNMG, Professor de Libras-CAS de Montes Claros

     

  • Palavras-chave
  • Linguagem, Alfabetização, Aluno Surdo, Libras
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica