Educação, Cultura e Diferença Negritude e branquitude em representações, discursos e violências na prática pedagógica em um Centro de Convivência na cidade de Montes Claros

  • Autor
  • Nikolas Medson Araujo Ribeiro
  • Co-autores
  • Zilmar Santos Cardoso
  • Resumo
  • Resumo: O presente trabalho enquadra-se na linha de pesquisa “Políticas Educacionais e Formação de Professores” e se propõe a analisar e discutir?por meio da Teoria das Representações Sociais e da Análise de Discurso os?temas relacionados à?prática docente no sistema socioeducativo, com ênfase?na figura do Educador Social e seu trabalho pedagógico junto a crianças e adolescentes em vulnerabilidade, investigando também a cultura e os saberes de educadores e atendidos, assim como analisar as trocas e conflitos dessas relações. Tudo isso no intuito do enriquecimento da discussão da questão étnico-racial e cultural das práticas educacionais realizadas em ambientes não escolares, tendo em vista a demanda e contribuição deste tema para os debates e desenvolvimento da educação brasileira atual e para esse estudo será abordado como objeto da?pesquisa um Centro de Convivência localizado na cidade de Montes Claros, no estado de Minas Gerais.? 

  • Palavras-chave
  • Educador Social. Negritude. Representações. Socioeducativo. Educação.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
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  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

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