A IMPORTÂNCIA DO USO DO LUDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Autor
  • IVANISE MELO DE SOUZA
  • Co-autores
  • ELANE BERNARDA MADUREIRA LOPES , GUIOMAR DAMÁSIO SILVA DOS REIS
  • Resumo
  •  

    Problema

     

    O professor utiliza o lúdico como subsidio durante sua prática pedagógica visando à aprendizagem dos alunos?

     

    Objetivo

     

    Investigar se os professores utilizam o lúdico como estratégia de ensino na Educação Infantil.

     

    Material e métodos

     

    Esta pesquisa desenvolveu-se numa perspectiva qualitativa de caráter descritivo e exploratório, cujos procedimentos foram pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica baseada em autores como Cagliari (2007), Campos (2000), Rosa e Nisio (2011), Santos (1997), Travalha & Casagrande (ROSA, 2011), Vasconcellos (2000), entre outros.  Os instrumentos de coleta de dados foram à observação e o questionário. Tendo como sujeitos da pesquisa duas professoras que atuam no 2° período em escola da rede municipal de Pirapora – MG.

     

    Resultados e discussão

     

    A ludicidade é considerada como um aspecto relevante no desenvolvimento dos indivíduos, estimulando-os de forma prazerosa e significativa durante o processo de aprendizagem. A utilização do lúdico como metodologia de ensino no âmbito da sala de aula na Educação Infantil corrobora como elemento indispensável tanto na prática pedagógica do docente, quanto no processo de aprendizagem da criança. Elucidando esse pensamento, Rosa e Nisio (2011, p. 41) asseguram que “os benefícios didáticos do lúdico são procedimentos didáticos altamente importantes; mais que um passatempo; é o meio indispensável para promover a aprendizagem [...]”.

    Mediante a realização de atividades que utilizem o lúdico na educação infantil é possível desenvolver a coordenação motora, melhorar o equilíbrio, e permitir que a criança consolide gradativamente exercícios físicos, sociais e cognitivos. A criança aprenderá regras, trabalhando sua autoconfiança, aprenderá a ganhar e a perder e, com isso, superar suas limitações e frustações, compreendendo e aprendendo a equilibrar o real e o imaginário, favorecendo e seu desenvolvimento integral.  Kishimoto (2002, p. 150) enfatiza,

     

    Crianças que brincam aprendem a decodificar o pensamento dos parceiros por meio da metacognição, o processo de substituição de significados, típicos de processos simbólicos. É essa perspectiva que permite o desenvolvimento cognitivo. Uma educação que expõe o pré- escolar aos contos e brincadeiras carregadas de imagens sociais e culturais contribui para o desenvolvimento de representações de natureza icônica, necessários ao aparecimento do simbolismo. Possibilitar que o ser humano desenvolva- se pelo movimento (enativo), pelo grafismo e imagens mentais (icônico) e atinja o lógico-científico (simbólico), significa respeitar suas formas de representação do mundo.

     

    A partir dos dados obtidos nesta pesquisa pode se constatar que as professoras participantes possuem conhecimento sobre a importância do uso do lúdico no processo de ensino e aprendizagem na educação. E, ainda, que estas utilizam o lúdico como estratégia de ensino no contexto escolar. Sendo que uma professora utiliza frequentemente o lúdico em sala de aula com atividades que envolvem jogos e brincadeiras, contação de história, músicas, encenações, gincanas e dinâmicas de grupo.  Enquanto que a outra professora ocasionalmente utiliza o lúdico, uma vez que relata não ter tempo para planejar as aulas, pois faz dobra de turno. Durante a observação, pode se verificar que as atividades realizadas pela professora, em sua maioria, restringem-se ao uso do quadro negro, bem como a atividades xerocopiadas.

    O uso do lúdico é muito importante na educação infantil, pois, segundo Santos (1997) “o desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para a saúde mental,prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização,comunicação, expressão e construção do conhecimento”. (SANTOS, 1997, p.12).

    Pode se constatar ainda neste estudo, a necessidade premente da formação continuada do professor para trabalhar com o lúdico em sala de aula e de apoio da escola no planejamento e efetivação de uma prática pedagógica significativa que possibilite a formação integral das crianças.

     

     

    Conclusão

     

    Por meio dos resultados apresentados na pesquisa, pôde-se constatar que as professoras reconhecem a importância do uso do lúdico no processo de ensino e aprendizagem das crianças na Educação Infantil e que utilizam o lúdico como estratégia de ensino em suas aulas. No entanto, uma das professoras utiliza o lúdico ocasionalmente, por falta de tempo para planejar e de apoio da coordenação pedagógica da escola.

     Espera-se que este trabalho contribua com as discussões sobre a importância da do uso do lúdico no processo de ensino aprendizagem na educação infantil, por ser um tema relevante na universidade e para sociedade. Sendo necessário o desenvolvimento de estudos para que se possam obter mais conhecimentos sistematizados sobre o lúdico e suas contribuições no processo de ensino aprendizagem na educação infantil

     

    Agradecimentos

     

    A Universidade Estadual de Montes Claros e Secretaria Municipal de Pirapora pelo apoio e incentivo a pesquisa

     

    Referencias

     

    KISHIMOTO, T. M. Bruner e a Brincadeira. In: O Brincar e suas Teorias, KISHIMOTO, Tizuko M. (ORG.) São Paulo, Pioneira Thomson Learning, 2002.

    SANTOS, Santa Marli Pires dos (Org.). O lúdico na formação do educador.9 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

    _____________. Brinquedoteca:o lúdico em diferentes contextos. 14 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

    ROSA, Adriana; NISIO, Josiane de. Atividades lúdicas: sua importância na alfabetização. 1 ed. (1998), 7 reimpr. Curitiba: Juruá, 2011, 21-50.

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Educação Infantil, . Lúdico e Ensino- aprendizagem
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 12. Educação Infantil
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica