Este projeto visa analisar os processos de bilatramento e intencionalidade no contexto de programa bilíngue na educação infantil e primeiro ano do ensino fundamental 1. A Educação Bilíngue em questão é a eletiva, ou seja, se dá por escolha dos pais. A proposta de investigação propõe a uma abordagem etnográfica a fim de coletar dados que serão analisados qualitativamente a fim de levantar hipóteses a respeito do diálogo entre o letramento de primeira e segunda língua, no contexto do português e inglês. A observação e análise dos dados visará a uma reflexão sobre o processo do biletramento, possíveis interferências, diferenças e similaridades quanto a intencionalidade do letramento em língua materna – português – e segunda língua – inglês. A partir das conclusões propor discussões e agregar material de pesquisa na área, uma vez que há pouca investigação específica sobre a proposta aqui sugerida.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica