A EDUCAÇÃO BILÍNGUE E A INTENCIONALIDADE DO BILETRAMENTO – PORTUGUÊS E INGLÊS: UM ESTUDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL UM, EM UMA ESCOLA COM PROGRAMA BILÍNGUE EM MONTES CLAROS.

  • Autor
  • Elisangela Marques Peixoto e Souza
  • Co-autores
  • Cláudia Aparecida Ferreira Machado.
  • Resumo
  •  

    Este projeto visa analisar os processos de bilatramento e intencionalidade no contexto de programa bilíngue na educação infantil e primeiro ano do ensino fundamental 1. A Educação Bilíngue em questão é a eletiva, ou seja, se dá por escolha dos pais.  A proposta de investigação propõe a uma abordagem etnográfica a fim de coletar dados que serão analisados qualitativamente a fim de levantar hipóteses a respeito do diálogo entre o letramento de primeira e segunda língua, no contexto do português e inglês. A observação e análise dos dados visará a uma reflexão sobre o processo do biletramento, possíveis interferências, diferenças e similaridades quanto a intencionalidade do letramento em língua materna – português – e segunda língua – inglês. A partir das conclusões propor discussões e agregar material de pesquisa na área, uma vez que há pouca investigação específica sobre a proposta aqui sugerida.

     

  • Palavras-chave
  • Educação bilíngue. Biletramento. Intencionalidade.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica