O USO DA MÍDIA COMPUTADOR NA APROPRIAÇÃO DA ESCRITA

  • Autor
  • Elizabete Pereira de Souza
  • Resumo
  • O USO DA MÍDIA INFORMÁTICA NA APROPRIAÇÃO DA ESCRITA

    Elizabete Pereira de Souza

    Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

    beteps12pnaic@gmail.com

     

    Diante de toda evolução e  expansão tecnológica, o processo de ensino e aprendizagem se torna cada dia mais instigante frente às novas demandas educacionais. Este trabalho teve como objetivo compreender a influência do uso do computador como ferramenta no aprendizado da escrita dos nomes de crianças inseridas no 2º período da educação infantil em fase de alfabetização, em uma escola pública municipal na cidade de Pirapora-MG. Como contribuição teórica, utilizou-se como aporte teórico, os estudos de vários autores que abordam a temática, entre eles: Albuquerque (2001), Batista (2005), Bernardi (2010), Cantalice (2002), Corrêa (2009), Faustine (2008), Ferreiro (1991), Glória e Frade (2015), Marconi e Lakatos (2003), e Mouro (2011), entre outros que versam sobre o assunto. Como as crianças vivenciam o avanço tecnológico de formas variadas no seu cotidiano extraescolar, e a escola onde o trabalho foi proposto, mesmo possuindo laboratório de informática equipado, não utiliza esses meios para fins pedagógicos, o que causa, no âmbito escolar, uma desmotivação dos alunos perante o objeto de conhecimento. Com isso, permitiu pensar em um projeto de intervenção, a fim de que interferisse na realidade descrita de maneira positiva. Para a realização da pesquisa, foi escolhido o projeto de intervenção. Realizou-se a pesquisa bibliográfica que se fez a partir da pesquisa de artigos já publicados, livros e periódicos que deram base para compreensão e comparação da teoria com a prática (MARCONI e LAKATOS, 2003). Para levantamento de dados, foram feitas observações e entrevistas orais com as crianças. Para tanto, foi proposto um trabalho que contou com o desenvolvimento de atividades diversificadas, através do uso de ficha do nome, lista, bingo com as letras do nome da criança, alfabeto móvel, confrontando as dificuldades surgidas e a escrita do nome usando o processado de texto Writer. Os resultados alcançados foram satisfatórios, uma vez que, possibilitou inferir que a maioria das famílias, mesmo não tendo computador em casa, já mantinha familiaridade com a mídia e motivados com a nova abordagem adotada, foi possível perceber um novo realce no olhar das crianças com a possibilidade do uso do computador. Enfim, o projeto de intervenção pretendeu abrir espaço para a discussão sobre os desafios impostos pela evolução das tecnologias no âmbito educacional, visto que o computador faz parte da rotina da escola e na atualidade é inconcebível pensar o ensino-aprendizagem sem o uso do computador. Conclui-se que essa análise possibilita compreender como a educação pode buscar alternativas e formas para acompanhar, proporcionando a reelaboração e reconstrução do ensino aprendizagem mediado pela inserção de novas mídias apoiadas em metodologias adequadas para promover a aprendizagem, autonomia e criatividade.

    PALAVRAS CHAVE: Mídia. Ensino-aprendizagem. Escola. Informática.

  • Palavras-chave
  • Mídia, ensino-aprendizagem, escola, informática.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
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