Resumo
Tratamos aqui do relato de experiência de práticas relativas ao processo de ensino e aprendizagem desenvolvidas na Escola Estadual Professor Gastão Valle, com jovens e adolescentes do município de Bocaiuva – MG. As questões levantadas pelos alunos e /ou observadas no âmbito escolar norteou a realização do projeto. O objetivo principal, foi oferecer educação sexual com ênfase nas demandas apresentadas pelos educandos.
Palavras-chave: Educação-sexual, Educação para a vida, Práticas educativas
Contextualização e justificativa
A adolescência é uma fase de transição, um período onde ocorre mudanças biológicas fisiológicas e psicológicas. “Percebe-se que a maioria dos jovens não conhecem essa transformação e que os pais omitem o cuidado por meio do diálogo e informações quando necessário” (ARAÚJO FILHO, 2009).
Observando essa realidade, propomos trabalhar a temática de forma interdisciplinar. Entendemos a sala de aula, como local de saberes e práticas educativas onde o aluno deve-se sentir seguro para suas reflexões. Discutir sexualidade na escola pode contribuir, para pesquisa em educação, na perspectiva de se compreender práticas de ensino como objeto de investigação que favoreçam a compreensão da realidade e a produção de conhecimentos.
Problema norteador e objetivos da prática
Como se comportar diante de uma sociedade imediatista e consumista, pautada por uma dupla mensagem cuja erotização da vida cotidiana cria o fascínio pelo sexo, mas não alerta para as consequências. Essa reflexão constituiu o mote de nosso problema:como refeltir sobre esse cenário?
Objetivamos a: dicutir educação sexual na escola, como perspectiva de qualidade de vida; interagir com os educandos em todos os momentos da realização da prática.
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
O projeto foi desenvolvido através de oficinas, palestras, exposição de vídeos educativos e juri simulado.
A opção para realização de oficinas, deve-se ao fato de se tratar de uma metodologia participativa capaz de contribuir para construção do conhecimento.
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
O espaço escolar é permeado de diversidade étnica, cultural e social. Portanto, processo educativo deve ser pautado numa dinâmica de mão dupla, onde o educando se promova no ato de aprender e ensinar. Para que isso ocorra, é necessário que o conteúdo seja de aspiração dos sujeitos envolvidos. Para Sacristián (1988), sem conteúdo não há ensino, qualquer projeto educativo acaba se concretizando na aspiração de conseguir alguns efeitos nos sujeitos que se educam. Os profissionais envolvidos entenderam que a fundamentação teórica deve sustentar a prática de forma pertinente ao alcance dos objetivos. “Pode-se dizer que sem formalizar os problemas relativos aos conteúdos, não existe discurso rigoroso nem científico sobre o ensino, porque estaríamos falando de uma atividade vazia ou com significado à margem para que se serve”. (SACRISTÁN, 1998).
Relevância social da experiência
Entendemos que a linguagem pedagógica deve ser capaz de no mínimo, fazer o sujeito refletir sobre suas ações bem como da sociedade na qual está inserido. A prática tomada como experiência no âmbito escolar pode ser estabelecida a posteriori na sociedade como um todo.
Considerações
Consideramos que, a reflexão extrapola o âmago do ser, são necessáras ações contínuas para que ele, busque respeito para si e para todos aqueles do seu entorno.
Referências
ARAÚJO FILHO, J. G. Estratégias para Redução dos Índices de Gravidez na Adolescência no CAIC (Centro de Atenção Integrada a Criança). Fortaleza, 2009.
SACRISTÁN, Jose Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Tradução: Ernani F. da Fonseca Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica