A leitura é uma atividade cognitiva complexa que exige um recebedor que faça uso de diferentes estratégias de leitura para a compreensão de textos orais e escritos. O objetivo desse estudo será analisar a utilização de estratégias metacognitivas como suporte à compreensão textual pelos acadêmicos cegos e com baixa visão da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. A justificativa por essa pesquisa decorre do interesse em auxiliar os discentes cegos e com baixa visão na compreensão de textos e subsidiar o docente na promoção da inserção desses alunos no domínio discursivo acadêmico. A metodologia constará de pesquisa descritiva, bibliográfica e sua natureza será de cunho quantiqualitativa, em razão da observância do aspecto estatístico nas avaliações da compreensão da leitura, tendo a Unimontes como unidade de pesquisa. Buscou-se aporte teórico nos autores que pesquisam sobre metacognição e leitura, como: Flavell (1979); Hodges e Nobre (2012); Kato (1990), Solé (1998), entre outros.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica