O PROCESSAMENTO METACOGNITIVO DE LEITURA PELOS ACADÊMICOS CEGOS E COM BAIXA VISÃO

  • Autor
  • Kelly Alencar Fróes Fonseca
  • Co-autores
  • Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
  • Resumo
  • A leitura é uma atividade cognitiva complexa que exige um recebedor que faça uso de diferentes estratégias de leitura para a compreensão de textos orais e escritos. O objetivo desse estudo será analisar a utilização de estratégias metacognitivas como suporte à compreensão textual pelos acadêmicos cegos e com baixa visão da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. A justificativa por essa pesquisa decorre do interesse em auxiliar os discentes cegos e com baixa visão na compreensão de textos e subsidiar o docente na promoção da inserção desses alunos no domínio discursivo acadêmico. A metodologia constará de pesquisa descritiva, bibliográfica e sua natureza será de cunho quantiqualitativa, em razão da observância do aspecto estatístico nas avaliações da compreensão da leitura, tendo a Unimontes como unidade de pesquisa. Buscou-se aporte teórico nos autores que pesquisam sobre metacognição e leitura, como: Flavell (1979); Hodges e Nobre (2012); Kato (1990), Solé (1998), entre outros.

  • Palavras-chave
  • Compreensão textual. Metacognição. Estratégias de leitura.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica