A Formação do Docente no Processo de Ensino-aprendizagem do Acadêmico Surdo no Ensino Superior.

  • Autor
  • Gabriel Franca do Couto
  • Co-autores
  • Daiane Paula Soares Xavier
  • Resumo
  •  

    A educação dos surdos tem sido alvo de discussões principalmente no âmbito educacional devido o fato de que a inclusão das pessoas com deficiência exige mudanças significativas. O presente trabalho busca mostrar a formação do professor na perspectiva de educação inclusiva para educação de surdos, tendo como base a proposta de ensino do Decreto nº 5.626/05 que determina a obrigatoriedade da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores. Nosso objetivo foi analisar sobre a preparação do professor para incluir o aluno surdo na aprendizagem e sistema de ensino no curso superior do papel do professor, tendo interação entre o professor, intérprete e acadêmico surdo, contudo, perceber quais as dificuldades do professor e adaptação do material didático para esse aluno. Para tanto foi necessário levantar a seguinte problemática: Qual a real importância da formação do professor para a educação dos surdos? O meio utilizado para alcançar tal objetivo caracteriza-se através da pesquisa bibliográfica a partir da concepção dos teóricos: Quadros (2000), Almeida (2000) e Fonseca (1995) e levantamento das leis e políticas públicas que apóiam a inclusão do surdo no ensino superior. Mediante a pesquisa é visto que o processo de inclusão exige da escola novos recursos de ensino e aprendizagem, concebidos a partir de uma mudança de atitudes dos professores e da própria instituição, reduzindo todo o conservadorismo de suas práticas, em direção a uma educação verdadeiramente interessada em atender às necessidades de todos os alunos.

     

  • Palavras-chave
  • Ensino aprendizagem; Inclusão; Aluno surdo
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica