EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: SENTIDOS DA INTEGRAÇÃO E CONCEPÇÕES DE UM CURRÍCULO INTEGRADO

  • Autor
  • Jussara Cruz Nascimento
  • Co-autores
  • Admilson Eustáquio Prates
  • Resumo
  •  

    O contexto histórico e educacional brasileiro foi marcado pela dualidade da formação para o trabalho manual de classes sociais menos favorecidas e a formação para o trabalho intelectual, favorecida para elite. Desse modo, é colocada em pauta a necessidade de formação profissional, científica e tecnológica de seus alunos, que nela têm a oportunidade de se prepararem para a vivência do mundo do trabalho e de se desenvolverem de forma integral. Nesse sentido, o presente estudo traz uma reflexão sobre os principais fundamentos de um currículo integrado na concepção do ensino médio integrado e refletir sobre alguns princípios que norteiam a concepção de ensino médio integrada à educação profissional. Para isso, a metodologia utilizada para a realização deste estudo foi a pesquisa exploratória, elegendo o levantamento bibliográfico como procedimentos técnicos. Espera-se, com este estudo, contribuir com as investigações que vem sendo realizadas sobre a temática, pois, a implantação de um projeto político pedagógico justo e democrático é um ideal de educação igualitária e emancipatória.

     

  • Palavras-chave
  • Currículo Integrado, Ensino Médio Integrado, Educação Profissional.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica