O contexto histórico e educacional brasileiro foi marcado pela dualidade da formação para o trabalho manual de classes sociais menos favorecidas e a formação para o trabalho intelectual, favorecida para elite. Desse modo, é colocada em pauta a necessidade de formação profissional, científica e tecnológica de seus alunos, que nela têm a oportunidade de se prepararem para a vivência do mundo do trabalho e de se desenvolverem de forma integral. Nesse sentido, o presente estudo traz uma reflexão sobre os principais fundamentos de um currículo integrado na concepção do ensino médio integrado e refletir sobre alguns princípios que norteiam a concepção de ensino médio integrada à educação profissional. Para isso, a metodologia utilizada para a realização deste estudo foi a pesquisa exploratória, elegendo o levantamento bibliográfico como procedimentos técnicos. Espera-se, com este estudo, contribuir com as investigações que vem sendo realizadas sobre a temática, pois, a implantação de um projeto político pedagógico justo e democrático é um ideal de educação igualitária e emancipatória.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica