A PRÁTICA DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Em uma sociedade letrada o uso competente da leitura se constitui como uma atividade de fundamental importância para o desenvolvimento cognitivo e social do individuo. Sua aprendizagem se dá num longo processo educacional, em que a escola é a instituição responsável pelo seu ensino sistemático. É nessa perspectiva que o presente trabalho busca analisar as concepções das professoras acerca do conceito de leitura, leitor competente e estratégias de leitura; investigar quais as estratégias de ensino da leitura utilizadas, pelo professor, em sala de aula; identificar se a escola oferece condições favoráveis para o desenvolvimento do trabalho com a leitura e por fim, analisar o planejamento das aulas de Língua Portuguesa desenvolvido pelas professoras. A pesquisa, em andamento, tem como base teórica autores como Soares (2005), Cafiero (2005), Solé (1998) dentre outros. Na realização do nosso trabalho optamos pela pesquisa bibliográfica e pela pesquisa de campo. Para a coleta dos dados aplicaremos um questionário para os professoras que atuam em turmas do 5º ano do ensino fundamental e também faremos a observação das práticas de sala de aula das referidas professoras. Os resultados parciais do nosso trabalho nos mostram que o nosso mundo, altamente letrado, possibilita e até nos impõe a necessidade da aprendizagem da leitura e o seu uso nas práticas comunicativas diárias. A leitura é uma atividade fundamental na formação do cidadão, pois, ela é um dos pilares que transforma a vida de uma pessoa. Sendo assim, toda criança tem direito de aprender a ler sistematicamente na escola, a instituição social responsável, é dever da escola oferecer uma educação de qualidade. Entretanto, boa parte da população brasileira ao concluir a educação básica não apresenta as competências e habilidades necessárias para o seu bom desempenho enquanto leitor.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica