A PRÁTICA DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • Pedro Thiago Rodrigues Costa,
  • Co-autores
  • Fátima Rita Santana Aguiar
  • Resumo
  •  

    A PRÁTICA DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 

    Em uma  sociedade  letrada  o uso competente da  leitura se constitui como uma atividade de fundamental  importância  para o desenvolvimento cognitivo e social  do  individuo. Sua aprendizagem se dá num longo processo educacional, em que a escola é a instituição responsável pelo seu ensino sistemático. É nessa perspectiva que  o presente trabalho busca analisar as concepções das professoras acerca do conceito de leitura, leitor competente e estratégias de leitura; investigar quais as estratégias de ensino da leitura utilizadas, pelo professor, em sala de aula;  identificar se a escola oferece condições favoráveis para o desenvolvimento do trabalho com a leitura e por fim, analisar o planejamento das aulas de Língua Portuguesa desenvolvido pelas  professoras. A pesquisa, em andamento,  tem como base teórica autores como Soares  (2005), Cafiero (2005),  Solé (1998) dentre outros. Na  realização do nosso trabalho optamos pela pesquisa bibliográfica e pela pesquisa de campo. Para a coleta dos dados aplicaremos  um questionário para os professoras que atuam em turmas do 5º ano do ensino fundamental e também faremos a observação  das práticas de sala de aula das referidas professoras. Os resultados parciais do nosso trabalho nos mostram que o  nosso mundo, altamente letrado, possibilita e até nos impõe a necessidade da aprendizagem da leitura e o seu uso nas práticas comunicativas diárias. A leitura é uma atividade fundamental na formação do cidadão, pois, ela é um dos pilares que transforma a vida de uma pessoa. Sendo assim, toda criança tem direito de aprender a ler sistematicamente na escola, a instituição social responsável, é dever da escola oferecer uma educação de qualidade. Entretanto, boa parte da população brasileira ao concluir a  educação básica não apresenta as competências e habilidades necessárias para o seu bom desempenho enquanto leitor.

     Palavras-chave: Leitura; aprendizagem; desempenho escolar; prática docente.

     

  • Palavras-chave
  • : Leitura; aprendizagem; desempenho escolar; prática docente
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica