TRANSPORTE ESCOLAR PÚBLICO: UM ESTUDO NO DISTRITO DE NOVA ESPERANÇA- MG

  • Autor
  • Kariny Oliveira Souza
  • Co-autores
  • Anna Cecília Santos Tavares , Ellen Christine Pereira dos Reis , José Lucas Rosendo Vieira da Silva , Maria Jacy Maia Velloso
  • Resumo
  • O artigo descreve e analisa a disponibilidade e as condições do transporte escolar público para os alunos que residem em áreas rurais. O transporte escolar é uma obrigação do Estado, descritas na Constituição Brasileira, que complementam o direito ao ensino público, no que diz respeito ao acesso e permanência do aluno na escola. Os autores como Guimaraes (2004), Araújo (2009), e Feijó 2006 (2016) serviram de aporte teórico a esse estudo. O estudo realizado tem abordagem qualitattiva e a coleta de dados foi feita por meio de entrevista com um diretor de escola e pais de alunos de uma escola situada no distrito de Nova Esperança em Montes Claros -MG. Os resultados da pesquisa indicam a importância do transporte escolar para o acesso e permanência dos alunos na escola. Entretanto, foram evidenciados muitos problemas pelos participantes do programa relacionados à rota, segurança dos alunos e falta de monitor, problemas esses que afetam os destinátarios dos programas infuenciando de forma negativa a assiduidade e por consequencia o rendimento dos alunos.

  • Palavras-chave
  • Políticas Públicas de Educação. Transporte escolar rural. Municipio de Montes Claros
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
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  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

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