O artigo descreve e analisa a disponibilidade e as condições do transporte escolar público para os alunos que residem em áreas rurais. O transporte escolar é uma obrigação do Estado, descritas na Constituição Brasileira, que complementam o direito ao ensino público, no que diz respeito ao acesso e permanência do aluno na escola. Os autores como Guimaraes (2004), Araújo (2009), e Feijó 2006 (2016) serviram de aporte teórico a esse estudo. O estudo realizado tem abordagem qualitattiva e a coleta de dados foi feita por meio de entrevista com um diretor de escola e pais de alunos de uma escola situada no distrito de Nova Esperança em Montes Claros -MG. Os resultados da pesquisa indicam a importância do transporte escolar para o acesso e permanência dos alunos na escola. Entretanto, foram evidenciados muitos problemas pelos participantes do programa relacionados à rota, segurança dos alunos e falta de monitor, problemas esses que afetam os destinátarios dos programas infuenciando de forma negativa a assiduidade e por consequencia o rendimento dos alunos.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica