As habilidades auditivas são essenciais para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. O processo de alfabetização está diretamente ligado com a maturação adequada dessas habilidades, referentes ao processamento auditivo central. O Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC) se caracteriza pela falha do desenvolvimento das habilidades auditivas, mesmo que os limiares auditivos se apresentem dentro da normalidade. De maneira geral, a disfunção está relacionada à falta de estímulos sonoros durante a infância, tendo como principal sintoma a dificuldade em manter a concentração em ambientes com um alto nível de ruídos. A dificuldade de aprendizagem é responsável por vários encaminhamentos para profissionais da saúde e neste percurso ocorrem muitos erros de diagnóstico, ou até diagnósticos corretos mas sem o trabalho adequado. Um distúrbio do processamento auditivo central pode estar associado à dificuldade de aprendizagem, embora a acuidade auditiva esteja preservada. Este fato evidencia a necessidade de uma avaliação auditiva e acompanhamento fonoaudiológico do caso em si.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica