A importância da avaliação auditiva em crianças com dificuldade de aprendizagem escolar

  • Autor
  • Renan Pedras Machado
  • Co-autores
  • Virgínia Gonçalves da Silva Marques
  • Resumo
  • As habilidades auditivas são essenciais para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. O processo de alfabetização está diretamente ligado com a maturação adequada dessas habilidades, referentes ao processamento auditivo central. O Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC) se caracteriza pela falha do desenvolvimento das habilidades auditivas, mesmo que os limiares auditivos se apresentem dentro da normalidade. De maneira geral, a disfunção está relacionada à falta de estímulos sonoros durante a infância, tendo como principal sintoma a dificuldade em manter a concentração em ambientes com um alto nível de ruídos. A dificuldade de aprendizagem é responsável por vários encaminhamentos para profissionais da saúde e neste percurso ocorrem muitos erros de diagnóstico, ou até diagnósticos corretos mas sem o trabalho adequado. Um distúrbio do processamento auditivo central pode estar associado à dificuldade de aprendizagem, embora a acuidade auditiva esteja preservada. Este fato evidencia a necessidade de uma avaliação auditiva e acompanhamento fonoaudiológico do caso em si.

  • Palavras-chave
  • Dificuldade de aprendizagem; Distúrbio do Processamento Auditivo Central; Avaliação auditiva
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 12. Educação Infantil
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  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

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