Avaliação Educacional em Larga Escala e a Proficiência em Matemática no 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas da Rede Estadual de Ensino de Janaúba

  • Autor
  • Ana Paula Nogueira Rocha Borges
  • Co-autores
  • Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida
  • Resumo
  •  

    A presente pesquisa pretende investigar os níveis de proficiência em Matemática de discentes de turmas de 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, da rede pública estadual de ensino da cidade de Janaúba/MG, nos anos de 2015 a 2019, sendo esse o objeto de estudo. Partindo desses níveis, analisaremos os saberes discentes em Matemática baseando-nos nos dados das Avaliações Educacionais em Larga Escala, considerando como questões norteadoras: Qual é o nível de proficiência desejado e o aferido em Matemática, nas escolas públicas pesquisadas, à luz das escalas de proficiência do processo de avaliação no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)? De que modo os discentes aprendem a Matemática? Há indícios de não aprendizagem em Matemática? Quais? De que modo? Essa aprendizagem tem sido “suficiente” para um desempenho adequado e/ou avançado no SAEB? A investigação terá abordagem qualitativa, valendo-se de procedimentos e técnicas de observação das aulas, entrevistas e pesquisa bibliográfica e documental. Este trabalho busca compreender os indícios do avanço do conhecimento em Matemática no Ensino Fundamental e sua estagnação no Ensino Médio, como revelado nos dados publicizados até o momento.

     

  • Palavras-chave
  • Avaliação, Ensino aprendizagem, Matemática, Proficiência
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 5. Educação Matemática
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica