A presente pesquisa pretende investigar os níveis de proficiência em Matemática de discentes de turmas de 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, da rede pública estadual de ensino da cidade de Janaúba/MG, nos anos de 2015 a 2019, sendo esse o objeto de estudo. Partindo desses níveis, analisaremos os saberes discentes em Matemática baseando-nos nos dados das Avaliações Educacionais em Larga Escala, considerando como questões norteadoras: Qual é o nível de proficiência desejado e o aferido em Matemática, nas escolas públicas pesquisadas, à luz das escalas de proficiência do processo de avaliação no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)? De que modo os discentes aprendem a Matemática? Há indícios de não aprendizagem em Matemática? Quais? De que modo? Essa aprendizagem tem sido “suficiente” para um desempenho adequado e/ou avançado no SAEB? A investigação terá abordagem qualitativa, valendo-se de procedimentos e técnicas de observação das aulas, entrevistas e pesquisa bibliográfica e documental. Este trabalho busca compreender os indícios do avanço do conhecimento em Matemática no Ensino Fundamental e sua estagnação no Ensino Médio, como revelado nos dados publicizados até o momento.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica