A prática pedagógica e a relação teoria e prática na formação de professores

  • Autor
  • Islei Gonçalves Rabelo
  • Resumo
  • Este artigo objetiva conceituar e entender o significado de prática pedagógica, pensar a prática pedagógica e a formação de professores e entre as dimensões que esta envolve, refletir sobre a prática pedagógica aliando teoria e prática. Foi elaborado como requisito avaliativo da disciplina de Currículo e Formação de Professores do curso de Mestrado em Educação da Unimontes, PPGE, e para tanto utilizou-se uma revisão de literatura. O artigo distribui-se em três tópicos. O primeiro apresenta um panorama histórico da educação escolar. O segundo pontua os paradigmas sociais os quais a educação se constitui espaço de representação social. O terceiro conceitua prática pedagógica, discute seu significado inserido na formação de professores e reflete sobre a prática pedagógica aliando a teoria e a prática. Por fim, argumenta-se que a possibilidade de transformação da sociedade contemporânea pode estar, também, no processo educacional.

  • Palavras-chave
  • Prática pedagógica; Formação de professores; Teoria; Prática
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica