Este artigo objetiva conceituar e entender o significado de prática pedagógica, pensar a prática pedagógica e a formação de professores e entre as dimensões que esta envolve, refletir sobre a prática pedagógica aliando teoria e prática. Foi elaborado como requisito avaliativo da disciplina de Currículo e Formação de Professores do curso de Mestrado em Educação da Unimontes, PPGE, e para tanto utilizou-se uma revisão de literatura. O artigo distribui-se em três tópicos. O primeiro apresenta um panorama histórico da educação escolar. O segundo pontua os paradigmas sociais os quais a educação se constitui espaço de representação social. O terceiro conceitua prática pedagógica, discute seu significado inserido na formação de professores e reflete sobre a prática pedagógica aliando a teoria e a prática. Por fim, argumenta-se que a possibilidade de transformação da sociedade contemporânea pode estar, também, no processo educacional.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica