DESAFIOS ENFRENTADOS PELO PROFESSOR BACHAREL NA DOCÊNCIA SUPERIOR
REIS NUNES, Wannessa Aquino
Mestranda em Educação pelo PPGE – UNIMONTES
wannessa.reis@hotmail.com
SANTOS, Francely Aparecida dos
Prof. Doutora do Mestrado em Educação pelo PPGE – UNIMONTES
francely.santos@unimontes.br
Resumo
O presente trabalho tem sua origem no projeto de pesquisa apresentado no Mestrado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros, sob o título Desafios enfrentados pelo professor bacharel na docência superior, já aprovado pelo Comitê de Ética, com pesquisa em andamento. Tem como tema a prática docente do professor bacharel e como problemática os desafios enfrentados pelo professor bacharel no exercício da docência superior, especificamente no curso de Direito de uma instituição de ensino superior pública e objetiva analisar os saberes e práticas dos bacharéis no exercício da docência universitária e, com os resultados obtidos, apresentar a prática docente do professor bacharel, seus desafios e possibilidades de encaminhamentos, enfrentamento e superação.
Palavras-chave: Docência superior; Professor bacharel; Prática docente.
Introdução
A formação do professor é um processo que ganha espaço entre os estudiosos, mostrando-se relevante a análise dos elementos que compõem a figura do professor. Referidos fatores são objeto de incontáveis trabalhos acadêmicos que buscam desvendar a constituição do ser professor, suas necessidades, dificuldades, e o conjunto de competências que o integram. Trilhando nesses mesmos caminhos, apresenta-se o presente trabalho direcionado ao estudo do professor de ensino superior sem formação inicial específica para a docência, analisando os desafios metodológicos enfrentados pelo bacharel no trabalho de sala de aula. Busca-se verificar se a formação voltada para a docência, o conhecimento dos métodos de ensino-aprendizagem, seria ou não um elemento primordial ao desempenho do professor, sendo a sua ausência, um obstáculo a se superar, contrapondo com as demais dificuldades identificadas durante a pesquisa.
Justificativa e problema
Tem-se como problema os desafios enfrentados pelos professores bacharéis no exercício da docência no curso de Direito de uma instituição de ensino superior pública. Segundo Oliveira e Silva, “ser bacharel e professor ao mesmo tempo torna-se um elemento essencial na contribuição com a formação dos seus alunos”, acrescentando os autores, que há um compartilhamento dos professores com os alunos, “das experiências vivenciadas em sua área de atuação, pois como profissionais que possuem experiência no mundo do trabalho, podem desenvolver sua ação a partir dos desafios e das exigências que surgem.” (2012, p.11). Emerge a relevância da pesquisa ante a possibilidade de se apresentar, através da exposição dos resultados obtidos, todas as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores bacharéis na docência superior, os desafios e as soluções encontradas para aprimoramento, verificando o conhecimento das práticas pedagógicas, dos processos metodológicos, da existência de formação continuada.
Objetivos
O trabalho tem como objetivo geral analisar os saberes e práticas dos professores bacharéis no exercício da docência universitária.
Referencial teórico
A formação docente, de maneira geral, compõe-se de vários elementos, dentre eles, o grau de atuação acadêmica, exigindo-se a formação pedagógica formal em cursos de licenciatura, pedagogia, magistério e normal superior para atuação em sala de aula, conforme o nível de ensino. Porém, de acordo com a legislação pátria, ela não é obrigatória para o exercício da docência superior, exigindo-se para a atuação em sala de aula, a especialização através da pós-graduação lato sensu. Com base nos objetivos e análises que se pretende realizar, o estudo será desenvolvido com utilização de Aires (2015), Isaia, (2006), Oliveira e Silva (2012), Pachane, (2006), Pimenta e Anastasiou (2005), os quais, em conjunto com outros autores, darão suporte teórico à pesquisa. Através de revisão de literatura especializada, buscar-se-á verificar se a formação voltada especificamente para a docência seria ou não um elemento primordial ao desempenho do professor, sendo a sua ausência um obstáculo a se superar, contrapondo com as demais dificuldades identificadas durante a pesquisa.
Diz-se que “o professor bacharel iniciante na docência, necessita de tempo para construir sua profissionalização, pelo desenvolvimento e aprimoramento de suas competências, as quais serão fortalecidas cotidianamente, no exercício de sua nova profissão” (AIRES, 2015, p. 28). Nesse contexto, tem-se que ao professor bacharel deve ser oportunizado o desenvolvimento de suas capacidades e competências, aprimorando o processo didático-pedagógico, tendo como ponto de partida a análise dos desafios enfrentados, buscando formas de favorecer sua prática de ensino e ampliar as práticas pedagógicas necessárias ao exercício da docência.
Procedimentos metodológicos
A abordagem do estudo será qualitativa, com coleta e análise das informações. O tipo de pesquisa será a revisão de literatura especializada, que consiste em “um apanhado geral sobre os principais trabalhos já realizados, revestidos de importância, por serem capazes de fornecer dados atuais e relevantes relacionados com o tema” (LAKATOS, 2001, p. 158) valendo, para tanto, de publicações científicas: livros, artigos, teses, dissertações, as quais darão suporte teórico à pesquisa, possibilitando a discussão acerca da temática. Também será realizada a pesquisa de campo, com a coleta de informações acerca do problema através da aplicação dos instrumentos de pesquisa, que serão questionário e entrevista, com análise documental do PPP e dos planos de ensino, verificando a correspondência entre os currículos dos professores bacharéis e os objetivos do curso de graduação. Os instrumentos de coleta de informações serão questionários aos alunos do 1º, 2º, 3º, 8º, 9º e 10º períodos do curso de Direito e entrevista semi-estruturada aos respectivos professores. Por fim, a análise de conteúdo será necessária para estudo do conteúdo e definição de categorias a serem analisadas. Será realizada em suas três fases, quais sejam: pré-análise (fase de organização), exploração de material (fase de preparação) e tratamento dos resultados (inferência e interpretação) (CÂMARA, 2013, p. 183-186).
Os resultados obtidos com a pesquisa de campo e com a análise documental, aliados à fundamentação teórica formada através da revisão de literatura especializada, apresentarão a prática docente do professor bacharel no curso de Direito, seus desafios e possibilidades de encaminhamentos, enfrentamento e superação.
Referências
AIRES, Susye Nayá Santos. Professor bacharel iniciante no ensino superior: dificuldades e possibilidades pedagógicas. Orientadora Prof. Dra. Maria Amélia do Rosário Santoro Franco. – 2015. 210 f.; Dissertação (mestrado) Universidade Católica de Santos, Programa de Mestrado em Educação
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional
CÂMARA, Rosana Hoffman. Análise de Conteúdo: Da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas à organização. Brasília, Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 06, jul-dez, 2013, 179-191
ISAIA, Sílvia Maria de Aguiar. Desafios à Docência Superior: Pressupostos a considerar. Educação Superior em Debate. Docência na Educação Superior. Brasília, INEP: 2006
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da Metodologia Científica. Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003
OLIVEIRA, V. S. e SILVA, R. F. Ser Bacharel e Professor: Dilemas na Formação de Docentes para a Educação Profissional e Ensino Superior. Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2012
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2005
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