A literatura, como arte e objeto de estudo, desempenha um papel humanizador na sociedade e a escola se insere neste contexto como fomentadora da leitura literária e, por consequência, da formação do letramento literário. A pesquisa em questão reflete sobre como o teatro contribui com o letramento literário, por meio das experiências de pibidianos na Escola Municipal Mestra Fininha, ao trabalharem uma adaptação do Auto da Compadecida com alunos de 8º e 9º anos. Com este estudo, objetiva-se compreender como o trabalho com o teatro na escola pode ser uma ferramenta promotora do letramento literário. É uma pesquisa qualitativae ancora-se nas contribuições teóricas de Antunes (2009), Candido (1988) e Miranda et al. (2009). Como resultado, percebeu-se que o trabalho com o teatro contribuiu significativamente com o processo do letramento literário dos alunos envolvidos, além da sua relevância para a formação docente dos pibidianos.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica