LITERATURA EM AÇÃO: O TEATRO EM PROL DO LETRAMENTO LITERÁRIO

  • Autor
  • Thiago Loyola Franco
  • Co-autores
  • Amanda Antônia de Oliveira Nogueira , Cláudia de Andrade Souto
  • Resumo
  • A literatura, como arte e objeto de estudo, desempenha um papel humanizador na sociedade e a escola se insere neste contexto como fomentadora da leitura literária e, por consequência, da formação do letramento literário. A pesquisa em questão reflete sobre como o teatro contribui com o letramento literário, por meio das experiências de pibidianos na Escola Municipal Mestra Fininha, ao trabalharem uma adaptação do Auto da Compadecida com alunos de 8º e 9º anos. Com este estudo, objetiva-se compreender como o trabalho com o teatro na escola pode ser uma ferramenta promotora do letramento literário. É uma pesquisa qualitativae ancora-se nas contribuições teóricas de Antunes (2009), Candido (1988) e Miranda et al. (2009). Como resultado, percebeu-se que o trabalho com o teatro contribuiu significativamente com o processo do letramento literário dos alunos envolvidos, além da sua relevância para a formação docente dos pibidianos.

  • Palavras-chave
  • PIBID, Letramento Literário, Teatro, O Auto da Compadecida.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica