LITERATURA QUE HABITA EM NÓS: O LETRAMENTO LITERÁRIO CONTRIBUINDO PARA A DESCOBERTA DE TALENTOS DE ESCRITA LITERÁRIA ENTRE OS DISCENTE

  • Autor
  • Amanda Antônia de Oliveira Nogueira
  • Co-autores
  • Thiago Loyola Franco , Cláudia de Andrade Souto
  • Resumo
  • Esta pesquisa baseia-se em experiências do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência –PIBID, em 2019, que foram adquiridas na Escola Municipal Mestra Fininha com os pibidianos de Letras Português e Inglês junto aos discentes dos 8° e 9° anos do Ensino Fundamental da escola. O objetivo geral desse trabalho é compreender como o letramento literário permite que os estudantes descubram o prazer da criação literária em si e, como objetivos específicos, identificar como a leitura inspira a projeção do fazer literário e relatar como os discentes da escola em questão se envolveram no trabalho proposto pelos pibidianos e, até que ponto desenvolveram a vontade de escrever. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação, visando agregar as pesquisas literárias que envolvam experiências educacionais, embasando-se nas ideias de autores como Antonio Candido (1988) e RildoCosson (2007) para validar nossas propostas.

  • Palavras-chave
  • PIBID; Letramento Literário; Criação Literária; Escrita Espontânea.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica