Trata-se de pesquisa sobre a concepção de performance de gênero de Judith Butler e a normatização na escola. A relevância do estudo está no fato de que a escola é uma das principais instituições de formação de cidadãos e necessita subverter os estereótipo que definem as manifestações aceitapveis a feminilidade e a masculinidade, assumindo um caráter verdadeiramente pluralista. É uma pesquisa teórico-conceitual, centrada na exegese do livro “Problemas de Gênero” da referida autora, com foco no coneceito de performance e no estabelecimento de reflexões sobre sua aplicabilidade na educação. Concluímos que o conceito de performance aponta para a necessidade da escola se abir para diferentes práticas, que não estabeleçam por meio do controle minuncio dos atos e dos gestos manifestações restritas de feminilidade, masculinidade e sexualidade nas crianças e jovens.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica