A Concepção de Performance de Gênero de Judith Butler e a Normatização na Escola

  • Autor
  • Sandy Aparecida Barbosa Magalhães
  • Co-autores
  • Rafael Baioni do Nascimento
  • Resumo
  •  

    Trata-se de pesquisa sobre a concepção de performance de gênero de Judith Butler e a normatização na escola. A relevância do estudo está no fato de que a escola é uma das principais instituições de formação de cidadãos e necessita subverter os estereótipo que definem as manifestações aceitapveis a feminilidade e a masculinidade, assumindo um caráter verdadeiramente pluralista. É uma pesquisa teórico-conceitual, centrada na exegese do livro “Problemas de Gênero” da referida autora, com foco no coneceito de performance e no estabelecimento de reflexões sobre sua aplicabilidade na educação. Concluímos que o conceito de performance aponta para a necessidade da escola se abir para diferentes práticas, que não estabeleçam por meio do controle minuncio dos atos e dos gestos manifestações restritas de feminilidade, masculinidade e sexualidade nas crianças e jovens.  

     

  • Palavras-chave
  • Performance. Gênero. Norma Escolar.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
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  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
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  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
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