O objetivo deste estudo é analisar, a partir de pesquisa bibliográfica o uso dos termos teoria e prática, especialmente, no contexto de formação de professores, visto que eles expressam de forma substancial, o pensar (cognição) e o fazer (ação) tão presentes no processo ensino aprendizagem. Particularmente, ao se discutir a prática de ensino e o estágio curricular supervisionado – as suas concepções, os modos de organização e as suas relações com os demais componentes curriculares, a questão da relação teoria e prática emerge e as visões que se têm acerca dessa relação determinam as ênfases que serão dadas aos currículos e à prática educacional no processo de formação do professor. Portanto, para explicitar estes termos, existem inúmeros conceitos utilizados por alunos e professores advindos de diversas correntes filosóficas de pensamento, o que implica muitas vezes em ausência de clareza etimológica e epistemológica, que conduz a banalizações, ou seja, a um uso vazio de sentidos assim, faz-se necessária a promoção de processo educacional crítico que, superando a mera transmissão de conhecimentos, permita a vivência plena da unicidade entre a teoria e a prática. Fundamenta se esse estudo nos pressupostos da práxis e nessa concepção nos propomos compreender tal conceito tomando como norte a indissociabilidade entre teoria e prática. Parte-se do pressuposto que a relação teoria e prática, na área da educação, é um dos problemas e dilemas não muito bem resolvidos no âmbito filosófico, epistemológico e, sobretudo, pedagógico A relação teoria e prática é problema, porque não se constitui efetivamente; é complexa, porque é difícil de entender em suas especificidades, abrangência e transitoriedade; é considerada importante, mas, muitas vezes, é secundária no processo ensino-aprendizagem. É dilema, pois traz consigo reflexões, pontos de vista e debates efusivos sobre sua relevância, como realizá-la e aproximá-la da realidade da profissão docente, entre outros aspectos. Sendo assim, nesse estudo teórico, ancorado numa pesquisa bibliográfica, apresentam-se reflexões que perpassam pelos paradigmas educacionais e, consequentemente, pelos modelos de prática que subsidiam a formação e atuação de professores
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CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
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