EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: CONFORMAÇÃO OU TRANSCENDÊNCIA?

  • Autor
  • Renilson Soares dos Santos
  • Co-autores
  • Ricardo dos Santos Silva
  • Resumo
  • Este trabalho objetiva refletir sobre a forma como a categoria econômica tecnologia é trabalhada no curso  Técnico de Nível Médio em Eletrotécnica, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), no contexto de uma educação emancipadora, que possibilitem aos alunos perceberem para além do sentido convencional da tecnologia, conformada com os interesses do mercado de trabalho. Realizou-se pesquisa documental e bibliográfica cujos resultados evidenciaram que há espaço no Projeto Pedagógico (PP) do Curso, para a inclusão de bibliografias que discutam a tecnologia numa perspectiva crítica, compatível com uma proposta de educação, cujos os princípios político-filosóficos e didáticos visem à desconstrução  da perspectiva ideológica que leva a conformação dos trabalhadores à posição que a classe dominante lhes atribuiu na estrutura social capitalista.

  • Palavras-chave
  • Tecnologia, Educação, Crítica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
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  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

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