Transpondo Silêncios e Invisibilidades: o Desenvolvimento da Educação Infantil em Montes Claros à Luz das Contribuições de Felicidade Perpétua Tupynambá

  • Autor
  • Laísa Fonseca Araújo
  • Co-autores
  • César Rota Júnior
  • Resumo
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    O desenvolvimento da educação como um todo, foi e é influenciado por diversos fatores e atores que, através de seus feitos, contribuíram e contribuem para seu contínuo desenvolvimento. A pesquisa se justifica na grande defasagem de estudos acerca do desenvolvimento da educação infantil no norte de Minas, somado ao fato deste haver sofrido influência de uma personalidade montesclarence, mulher, professora, solteira, numa época fortemente marcada pelo coronelismo e patriarcalismo. A pesquisa possui caráter bibliográfico e documental, utilizando ainda a técnica de entrevista, pelo caminho da história oral. Pretende-se, através dos resultados, contribuir para o adensamento de pesquisas que retratem o cenário educacional do norte de Minas, especificamente na cidade de Montes Claros, rompendo o silêncio percebido em relação à história das mulheres.

     

  • Palavras-chave
  • História, Educação infantil, , Desenvolvimento
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 10. História e Historiografia da Educação
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  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

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