Alfabetização de jovens e adultos: Uma análise sobre as metodologias utilizadas em uma escola de Paracatu MG

  • Autor
  • Juliane Barbosa Oliveira
  • Co-autores
  • Sarah Andrade Reis Assunção , Meire Lúcia Ascensão Ferreira , Mânia Maristane Neves Silveira Maia
  • Resumo
  • Essa pesquisa tornou-se tema de interesse em 2019, durante as aulas práticas da modalidade EJA em uma escola de Paracatu MG. A lei 9.394/96 afirma todos os cidadãos, sem exclusão de nenhuma faixa etária possuem direito de estar na escola, então isso inclui a educação de jovens e adultos, que por vários motivos não puderam concluir os estudos no tempo regular. As metodologias utilizadas nessa modalidade de educação devem resgatar o interesse do aluno em estudar e também os motiva a permanecer na escola, a forma com que o professor aborda todas as matérias deve ser diferenciada. E isso motivou tal pesquisa.

    Diante disse surge então o seguinte problema: Até que ponto as metodologias utilizadas pelo professor da EJA contribuem para uma aprendizagem eficaz por parte dos alunos? Tendo como hipótese: A metodologia utilizada pelos educadores do EJA é eficaz no processo de aprendizagem dos alunos uma vez que é adequada e desenvolvida de acordo com a faixa etária.

     
  • Palavras-chave
  • Alfabetização de jovens e adultos, Livros Didáticos, Metodologias
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
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  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

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