Mulheres e a Docência Superior nas “Ciências Duras”: Uma Questão de Gênero?

  • Autor
  • DIONE ALVES DE ALMEIDA
  • Co-autores
  • Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida
  • Resumo
  •  

    Esse trabalho tem por objetivo apresentar um projeto de pesquisa construído no âmbito do Mestrado Acedêmico em Educação, da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), onde, em seu corpo, há discussões que tangenciam a formação e participação de mulheres enquanto docentes nos cursos superiores de Matemática. Para isso, serão entrevistadas 08 professoras que lecionam e/ou lecionaram no Ensino Superior de Matemática da Unimontes, sob lente da História Oral. Por conseguinte, os dados gerados pela mesma serão  analisados segundo as óticas (ou a teoria) de Louro (1997), Butler (2003), Perrot (2016), Fernandes (2006) e outras. Por se tratar de uma investigação em fase inicial, ainda não há resultados finais a serem apresentados.

     

  • Palavras-chave
  • Matemática, Ensino Superior, Docência, Gênero, Mulheres
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica