O SCRATCH COMO MEDIADOR NA INCLUSÃO DIGITAL E POTENCIALIZADOR DO ENSINO DE MATEMÁTICA

  • Autor
  • Tiago Barbosa Nunes
  • Resumo
  •  

    O scratch é uma linguagem de programação criada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). É considerado uma linguagem de programação ideal para crianças e adolescentes, pois se baseia na programação através de blocos inspirado na linguagem LEGO. Por funcionar sem o acesso direto a internet com a sua versão desktop, possibilita aos usuários a construção de um pensamento computacional e inclusão digital, conjunto com o ensino de matemática. 

     

  • Palavras-chave
  • Scratch, Pensamento computacional, Inclusão digital, Ensino de matemática
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 5. Educação Matemática
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica