INTRODUÇÃO
Por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID/CAPES, do curso de Pedagogia, Projeto Alfabetização e (Multi) Letramento, em parceria com o Educar: Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias Digitais na Educação, da Unimontes, foi desenvolvido para alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, de escola pública de Montes Claros-MG, o Projeto Educacional de Intervenção – PEI, com desenvolvimento de metodologias diferenciadas, objetivando a superação das dificuldades de escrita dos alunos. Para dar início as atividades do PEI foi aplicada a Avaliação Diagnóstica por meio da produção escrita. Após correção e análise das produções foram identificadas, dentre outras, as dificuldades do uso do RR.
??Segundo as regras fonéticas e ortográficas da língua portuguesa, em acordo com a norma culta da língua, a consoante pode ser pronunciada com uma vibração mais fraca e curta ou mais forte e prolongada. Quando a pronúncia de uma palavra requer um som forte e prolongado em algum lugar no meio da palavra, e este está entre duas vogais, torna-se necessário duplicar a consoante.
Com o intuito de superar as dificuldades supracitadas, tal erro ortográfico/fonético foi explorado com os alunos de variadas formas, através de jogos, aula expositiva, brincadeiras,atividades escritas, orais e dinâmicas; fazendo uso dastecnologias digitais, para possibilitar uma aprendizagem mais prazerosa e instigante.
MATERIAL E MÉTODOS
Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa, devido ao seu caráter subjetivo. A abordagem qualitativa exige um estudo amplo do objeto de pesquisa, considerando o contexto em que ele está inserido e as características da sociedade a que pertence.
Quanto aos objetivos, pode ser considerado descritiva, pois teve uma meta de planejamento das atividades seguidas de intervenções quando necessárias. Os procedimentos técnicos utilizados foram: produção do PEI, juntamente com a supervisora do projeto, após isso, aplicação de uma atividade inicial de escrita e seleção de alunos que apresentavam mais dificuldades, posteriormente, análise de erros ortográficos, no que diz respeito ao uso do RR nas palavras, e intervenção através de metodologia dinâmica, uso da tecnologia, deatividades escritas e orais.
O PEI foi desenvolvido em 2019 com alunos do 6º e 7º anos da Escola Estadual Simeão Ribeiro dos Santosselecionados.
Durante a aplicação das atividades, foi possível perceberque vários alunos possuem dificuldades na escrita, sobretudo, na diferenciação do uso do RR ou R. Rego e Buarque (1999) investigaram as dificuldades que as crianças das séries iniciais do ensino fundamental encontram para escrever regras ortográficas específicas. Foram abordadas regras referentes à utilização do r e rr. Segundo as regras fonéticas e ortográficas da língua portuguesa, a consoante r pode ser pronunciada com uma vibração mais fraca e curta ou mais forte e prolongada; assume sempre uma pronúncia forte no início das palavras (roupa, rato, ridículo) e quando aparece duplicada entre duas vogais (carro, terra, morro); e uma pronúncia fraca quando aparece sozinha entre duas vogais no meio das palavras (cara, nora, loira).
?Com as atividades desenvolvidas a cada encontro, foi possível constatar avanços na escrita dos alunos, pois a metodologia era pensada de acordo com as dificuldades que surgiam. Nessa perceptiva que o trabalho com RR foi enfatizado em determinado momento, pela necessidade da superação do erro pelos alunos. Em uma perspectiva psicolinguística, os erros encontrados nas produções das crianças são considerados janelas para as estratégias (modo de processamento) daquele que aprende (KATO, 1986:80).
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Para que a aprendizagem se torne mais prazerosa é preciso que o professor se aproprie de métodos em que despertem a curiosidade do aluno, utilizando didáticas adequadas aquele processo e objetivo. Dessa forma, podemos dizer que atividades diferenciadas, fugindo um pouco do que é considerado tradicional pode despertar nos alunos mais interesse pelo conteúdo abordado, pode instigar mais os questionamentos e oenvolvimento, possibilitando uma forma diversificada de ensinare aprender.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diante do desenvolvimento do PEI foi possível constatar que houve avanço na escrita dos alunos, que o uso do RR foi melhor empregado, mas não totalmente superado; alguns alunos ainda cometem os erros.
REFERENCIAS
KATO, M. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática,1986.
NORMA CULTA: Gramática Online da Língua Portuguesa; 2007-2020. Disponível em: https://www.normaculta.com.br/palavras-com-rr/
Rego, L. L. B. & Buarque, L. L. (1999). Algumas fontes de dificuldade na aprendizagem de regras ortográficas. Em A. G. de Morais (Org.), O aprendizado da ortografia (pp. 21-41). Belo Horizonte: Autêntica
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