O presente trabalho é fruto de um projeto de iniciação científica intitulado “Relações Dialógicas: Uma Análise da Escrita do Material Didático Impresso do Curso de Letras/Português da UAB/Unimontes”, cujo objetivo é analisar a linguagem empregada no material didático impresso elaborado para um curso de licenciatura na modalidade a distância. Para a consecução dos objetivos, recorremos à metodologia descritiva, que possibilitou conceituar e descrever os recursos linguísticos e as estratégias enunciativas presentes no corpus selecionado, composto pelos textos de apresentação de dois cadernos didáticos das áreas de Língua Portuguesa e Linguística para atender a duas disciplinas ofertadas sucessivamente no 1° e 8° períodos inicial e final do curso de Letras/Português da UAB/Unimontes. Os resultados parciais mostraram que a linguagem estruturada no MDI configura-se em uma linguagem dialógica, promovendo a interação entre professor e aluno, e facilitando a compreensão do conteúdo ofertado, tornando-se adequada para o ensino a distância.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica