“Sejam bem-vindos”, “prezados acadêmicos”, “iremos aprender”: a linguagem dialógica do material didático impresso de um curso em EaD

  • Autor
  • Maria Cristina Ruas de Abreu Maia
  • Co-autores
  • ANNY KAROLINE SANTANA SILVA , Victória Emanuelle Gomes Oliveira
  • Resumo
  •  

    O presente trabalho é fruto de um projeto de iniciação científica intitulado “Relações Dialógicas: Uma Análise da Escrita do Material Didático Impresso do Curso de Letras/Português da UAB/Unimontes”, cujo objetivo é analisar a linguagem empregada no material didático impresso elaborado para um curso de licenciatura na modalidade a distância. Para a consecução dos objetivos, recorremos à metodologia descritiva, que possibilitou conceituar e descrever os recursos linguísticos e as estratégias enunciativas presentes no corpus selecionado, composto pelos textos de apresentação de dois cadernos didáticos das áreas de Língua Portuguesa e Linguística para atender a duas disciplinas ofertadas sucessivamente no 1° e 8° períodos inicial e final do curso de Letras/Português da UAB/Unimontes. Os resultados parciais mostraram que a linguagem estruturada no MDI configura-se em uma linguagem dialógica, promovendo a interação entre professor e aluno, e facilitando a compreensão do conteúdo ofertado, tornando-se adequada para o ensino a distância.

     

  • Palavras-chave
  • Material Didático Impresso; Dialogismo; Recursos Linguísticos; Estratégias Enunciativas
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica