A priori, buscamos explorar em forma de relato de experiência, o projeto de intervansão na Escola Estadual Antônio Figueira, realizado pela equipe de graduanados do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de História, da Universidade Estadual de Montes Claros. Tal relato sobre o projeto intitulado Re/Desconstruíndo a História do Brasil, aborda especificamente o recorte temático Escravidão (1550-1888), objetivando mostrar como aspectos históricos podem ser questionados com diversos pontos de vista historiográficos. Foram exploradas, no tópico, relações étnico-raciais por meio de aspectos históricos que relacionam o período da escravidão no Brasil com o racismo estrutural presente na sociedade até a contemporaneidade. Assim, para que o processo de ensino-aprendizagem seja um processo dinâmico e atrativo, lançamos mão do uso de memes realcionados à temática em questão, recurso presente no cotidiano dos alunos, para facilitar a interpretação sobre o tema em questão.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica