Ensino sobre Escravidão no Brasil (1550-1888) por Memes: Re/Desconstruindo a História do Brasil

  • Autor
  • Bruna Rafaela Lucrécio Mendes e Silva
  • Resumo
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    A priori, buscamos explorar em forma de relato de experiência,  o projeto de intervansão na Escola Estadual Antônio Figueira, realizado pela equipe de graduanados do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de História, da Universidade Estadual de Montes Claros. Tal relato sobre o projeto intitulado Re/Desconstruíndo a História do Brasil, aborda  especificamente o recorte temático Escravidão (1550-1888), objetivando mostrar como aspectos históricos podem ser questionados com diversos pontos de vista historiográficos. Foram exploradas, no tópico, relações étnico-raciais por meio de aspectos históricos que relacionam o período da escravidão no Brasil com o racismo estrutural presente na sociedade até a contemporaneidade. Assim, para que o processo de ensino-aprendizagem seja um processo dinâmico e atrativo, lançamos mão do uso de memes realcionados à temática em questão, recurso presente no cotidiano dos alunos, para facilitar a interpretação sobre o tema em questão.

     

  • Palavras-chave
  • Educação, escravidão e memes.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
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  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

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