Essa comunicação visa a analisar a fala de um grupo de intérpretes de Libras com experiência na área de ensino de língua inglesa para surdos em contextos de inclusão, a fim de identificar quais são suas percepções sobre a prática nesse campo, e a partir destas, tecer encaminhamentos para a criação de uma política de ensino de língua de base, que contemple as necessidades daqueles envolvidos nesse contexto no dia-a-dia. A pesquisa, classificada como uma pesquisa participativa, é embasada na pesquisa de Rourke (2014) que visa a fornecer instrumentos para que a população possa discutir problemas públicas de forma mediada e deliberada. Para tanto, utilizando o referencial de ‘análise de conteúdos’ (BARDIN, 2011), serão analisadas transcrições de uma grupo-focal com os intérpretes de Libras atuantes em aulas de inglês para surdos, buscando identificar os principais temas, preocupações e possíveis encaminhamentos para uma politica efetiva de ensino de inglês nesse contexto.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica