O ensino de língua inglesa e a interpretação em Libras na escola inclusiva

  • Autor
  • Nágyla Telles Dias
  • Co-autores
  • Leonardo Neves Correa
  • Resumo
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    Essa comunicação visa a analisar a fala de um grupo de intérpretes de Libras com experiência na área de ensino de língua inglesa para surdos em contextos de inclusão, a fim de identificar quais são suas percepções sobre a prática nesse campo, e a partir destas, tecer encaminhamentos para a criação de uma política de ensino de língua de base, que contemple as necessidades daqueles envolvidos nesse contexto no dia-a-dia. A pesquisa, classificada como uma pesquisa participativa,  é embasada na pesquisa de Rourke (2014) que visa a fornecer instrumentos para que a população possa discutir problemas públicas de forma mediada e deliberada. Para tanto, utilizando o referencial de ‘análise de conteúdos’ (BARDIN, 2011), serão analisadas transcrições de uma grupo-focal com os intérpretes de Libras atuantes em aulas de inglês para surdos, buscando identificar os principais temas, preocupações e possíveis encaminhamentos para uma politica efetiva de ensino de inglês nesse contexto.

     

  • Palavras-chave
  • Palavras-Chave: ensino de língua inglesa; Libras; políticas educacionais; enquadramento deliberativo.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 3. Políticas públicas de inclusão
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  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

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