“IRMÃO DO JOREL” E SUAS “GANGORRAS DA REVOLUÇÃO”: UMA ANÁLISE HISTORIOGRÁFICA DO SEU DISCURSO

  • Autor
  • Rafael Victor Soares Amaral
  • Co-autores
  • Jheniffer Caroline Oliveira Souza
  • Resumo
  • O presente trabalho é fruto de uma experiência educacional no VII Congresso BIOTEMAS na educação básica e 16º fórum Biotemas de 2019 do programa BIOTEMAS. Através da execução do minicurso intitulado “’Irmão do Jorel’ e suas ‘Gangorras da Revolução’: uma análise historiográfica do seu discurso”. Irmão do Jorel é uma animação produzida pelo “Copa Studio”. Durante o minicurso foi promovido um espaço de debate entre os acadêmicos e os alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Levi Durães Peres e da Escola Estadual Delfino Magalhães, sobre a possibilidade de trabalhar história em diferentes mídias. Especificamente através de desenhos animados e filmes, que podeeventos às m carregar em suas narrativas fatos ou acontecimentos históricos. Aqui particularmente o período da ditadura militar no Brasil, que esteve em vigor desde 1964 até 1985.

  • Palavras-chave
  • Biotemas, História, Irmão do Jorel.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 10. História e Historiografia da Educação
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica