CURSO DE MUSICALIZAÇÃO INFANTIL DA UNIMONTES E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MÚSICA

  • Autor
  • Thiago Martins de M. Costa
  • Co-autores
  • Raiana Maciel do Carmo , Larissa B. Andrade , John Edward M. Longuinhos , Larissa Bheatriz B. Santos
  • Resumo
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    Resumo: Este relato de experiência discute as principais contribuições do Curso de Musicalização Infantil da Unimontes para a formação inicial de professores da Licenciatura em Artes/Habilitação em Música desta universidade. O curso é realizado pelo grupo PET Artes Música. Tendo o propósito de atender a comunidade acadêmica e a comunidade em geral, o curso possibilita a seus alunos o desenvolvimento de habilidades musicais e de formação humana.

    Palavras-Chave: Musicalização Infantil, Unimontes, Lienciatura

    Introdução

    Este relato de experiência discute as principais contribuições do Curso de Musicalização Infantil da Unimontes para a formação inicial de professores da Licenciatura em Artes/Habilitação em Música desta universidade.

    O curso é realizado no âmbito do Programa de Educação Tutorial pelo grupo PET Artes Música, vinculado à Assessoria de Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Ensino. Neste projeto, os acadêmicos oferecem aulas de música para crianças de dois a seis de anos, de forma gratuita, com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento de habilidades musicais e a formação humana dos seus participantes, contribuindo também para a formação dos graduandos. O curso busca atender às demandas da comunidade acadêmica e da sociedade, tendo assim uma relevância social. Nessa perspectiva, este relato busca problematizar alguns dos desafios vivenciados pelo grupo.

    O curso tem uma fundamentação teórica embasada nas pedagogias do ensino de música, como a de Dalcroze que “que relaciona a música ao movimento corporal” (FIGUEIREDO, 2012, p.85); e Keith Swanwick que “enfatiza [...] as atividades de composição, apreciação e performance” (FRANÇA, 2002, p.17). Em relação ao planejamento, o projeto baseou-se em perspectivas como as de Broock (2013), Freire e Freire (2008) e Brito (2003).

    Estratégias metodológicas

    O planejamento se dá através de objetivos traçados a longo, a médio e a curto prazo. A execução das aulas obedece a um modelo de plano de aula, com momentos de  acolhida, alongamento, execução de escalas musicais e de conteúdos relacionados à execução, apreciação e criação musical, seguido do momento de relaxamento e da canção de despedida. A avaliação é debatida nas reuniões semanais do grupo.

    Contribuições do curso para a formação inicial de professores de música

    No curso os acadêmicos são capacitados para ter o embasamento teórico necessário para o planejamento, desenvolvimento e avaliação das aulas. Dito isto, o contato direto com as crianças proporciona uma experiência que consolida toda a fundamentação teórica em uma ação direta na formação, não só das crianças, mas também dos acadêmicos, possibilitando-os ministrar uma aula com segurança e eficácia.

    Neste projeto encontramos alguns desafios, uma vez que a infraestrutura disponível deve ser adaptada para atender ao público infantil. Além disso, todo material didático é adquirido com recursos dos integrantes do grupo.

    Embora os graduandos tenham a oportunidade de fazer o estágio supervisionado, o projeto oferece possibilidades mais abragentes de atuação, proporcionado a participação em todas as suas etapas, e não apenas a observação.

    Considerações Finais

    Tendo o propósito de atender a comunidade acadêmica e a comunidade em geral, o curso de musicalização possibilita a seus alunos o desenvolvimento de habilidades musicais e de formação humana. Não obstante, os acadêmicos envolvidos têm um retorno igualmente importante, vencendo os desafios impostos e possibilitando a construção da própria formação docente de forma significativa.

     

    Referências

    BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.

    FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira. A educação musical do século XX: os métodos tradicionais. A música na escola. São Paulo, p.85-87, 2012.

    FRANÇA, Cecília Cavalieri. Composição, apreciação e performance na educação musical: Teoria, pesquisa e prática. Em Pauta. V.13, n.21, p.5-41, Dez. 2002.

    FREIRE, Ricardo Dourado; FREIRE, Sandra Ferraz. Planejamento na Educação Musical Infantil. In: Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Música -. Salvador, 2018., Anais... 18. Salvador: ANPPOM, 2018. p. 157-161.

    SCHULTZ, Angelita Maria Vander Broock. Formação de professores para a musicalização infantil: o papel de extensão universitária. Programa de pós-graduação em Música da Universidade Federal da Bahia. Salvador. 2013.

     

  • Palavras-chave
  • Musicalização Infantil, Unimontes, Licenciatura
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
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  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

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