O presente trabalho corresponde a um relato de experiência sobre um projeto de ação pedagógica realizado no VIII Congresso BIOTEMAS na Educação Básica, realizado pela Universidade Estadual de Montes Claros. O projeto correspondeu a um minicurso Seriados no Ensino de História Antiga: Análise da Representação de Cleópatra VII em Chapolin Colorado e foi realizado na Escola Estadual Américo Martins. Sendo ministrado para os alunos de Ensino Médio, teve como objetivo mostrar aos alunos como a História Antiga está inserida em produções cinematográficas, especificamente no episódio Chapolin e Cleópatra (1975). Deste modo, apresentamos o episódio e efetuamos, posteriormente, a análise do contexto relatado: transição do final do Sistema Republicano Romano para o início do Principado Romano (aproximadamente séculos II e I a.C.). A análise abordou recortes específicos e apontou questões de anacronismos. Logo, o minicurso caracterizado em uma perspectiva metodologica do uso de mídias em sala de aula no âmbito educacional.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica