Uso do Seriado Chapolin Colorado no Ensino de História Antiga: Relato de Experiência de Minicurso no BIOTEMAS

  • Autor
  • Bruna Rafaela Lucrécio Mendes e Silva
  • Co-autores
  • Danielle Santos Fonseca
  • Resumo
  •  

     

    O presente trabalho corresponde a um relato de experiência sobre um projeto de ação pedagógica realizado no VIII Congresso BIOTEMAS na Educação Básica, realizado pela Universidade Estadual de Montes Claros. O projeto correspondeu a um minicurso Seriados no Ensino de História Antiga: Análise da Representação de Cleópatra VII em Chapolin Colorado e foi realizado na Escola Estadual Américo Martins. Sendo ministrado para os alunos de Ensino Médio, teve como objetivo mostrar aos alunos como a História Antiga está inserida em produções cinematográficas, especificamente no episódio Chapolin e Cleópatra (1975). Deste modo, apresentamos o episódio e efetuamos, posteriormente, a análise do contexto relatado: transição do final do Sistema Republicano Romano para o início do Principado Romano (aproximadamente séculos II e I a.C.). A análise abordou recortes específicos e apontou questões de anacronismos. Logo, o minicurso caracterizado em uma perspectiva metodologica do uso de mídias em sala de aula no âmbito educacional.

     

  • Palavras-chave
  • Educação, História Antiga e seriados.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica