Resumo Expandido - Pedagogia contra-hegemônica concepções educativas sob uma perspectiva de classe

  • Autor
  • Gustavo Lael Pimentel Veloso Oliveira
  • Co-autores
  • Emilly Pereira Rodrigues , Leandro Luciano Silva Ravnjak
  • Resumo
  • Durante a década de 1980 no Brasil, iniciou-se, perspectiva pedagógica, diversas indagações referentes ao papel da educação no processo da abertura democrática. Diante disso, emergiu-se a concepção de construções pedagógicas contra-hegemônicas. O objetivo do presente texto consiste em evidenciar o preceito histórico da teoria pedagógica e os conceitos básicos fundamentais. Para atender ao objetivo, optou-se pela pesquisa bibliográfica e a análise qualitativa, tendo como referencial teórico a literatura especializada, especificamente Antônio Gramsci, Paulo Freire, Rosely Caldart, Demarval Saviani e Mario Alighiero Manacorda. Observou-se que no sistema de ensino, esse método é aplicado através do modelo “reprodutivista” e que durante anos foram propostas uma série de teorias contrárias a esse projeto. Concluiu-se que uma das principais finalidades do projeto pedagógico emancipatório, é que este não apenas apresente uma alternativa a então teoria pedagógica, mas que a opusesse.

  • Palavras-chave
  • Educação, hegemonia, pedagogia, contra-hegemônico.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
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  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

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