Durante a década de 1980 no Brasil, iniciou-se, perspectiva pedagógica, diversas indagações referentes ao papel da educação no processo da abertura democrática. Diante disso, emergiu-se a concepção de construções pedagógicas contra-hegemônicas. O objetivo do presente texto consiste em evidenciar o preceito histórico da teoria pedagógica e os conceitos básicos fundamentais. Para atender ao objetivo, optou-se pela pesquisa bibliográfica e a análise qualitativa, tendo como referencial teórico a literatura especializada, especificamente Antônio Gramsci, Paulo Freire, Rosely Caldart, Demarval Saviani e Mario Alighiero Manacorda. Observou-se que no sistema de ensino, esse método é aplicado através do modelo “reprodutivista” e que durante anos foram propostas uma série de teorias contrárias a esse projeto. Concluiu-se que uma das principais finalidades do projeto pedagógico emancipatório, é que este não apenas apresente uma alternativa a então teoria pedagógica, mas que a opusesse.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica